Frota reduzida e corte de custos, aproveite para organizar as finanças da frota

Em tempos de crise, ter uma noa gestão pode reduzir custos, melhorar as operações e poupar motoristas de riscos à saúde com a pandemia

Apesar de muitas empresas de logística estarem com as operações a todo vapor, muitos negócios tiveram que cortar custos com a frota ou até mesmo reduzir a quantidade de veículos circulando. Nesse momento toda a programação, tanto financeira quanto operacional, deve ser eficiente. 

Ter uma boa gestão é sinônimo de organização. Em tempos de crise então, essa característica se torna indispensável. Reduzir custos é, acima de tudo, uma tarefa de planejamento. Momentos como esse que vivemos, atípicos, colocam à prova toda programação das empresas, especialmente as frotas que, mesmo com reduções, ainda podem ser um custo alto. Existem algumas maneiras viáveis e eficientes para que esse momento seja encarado com mais clareza e produtividade tanto pelos gestores, quanto pelos condutores.

Reorganizar (ou criar) turnos

Seja com menos veículos ou apenas com menos condutores, esse ponto é fundamental para a organização financeira também. É preciso sempre lembrar que, além de profissionais, os motoristas das frotas são seres humanos, que possuem famílias e podem se enquadrar no grupo de risco. 

Faça uma análise, juntamente ao departamento de recursos humanos, dos profissionais que estão na escala e reavalie quem deve se manter trabalhando e quem deve ficar em casa ou manter um outro padrão de trabalho. Pessoas que possuam problemas de saúde ou pessoas idosas em casa, por exemplo, precisam ter os casos analisados um a um, já que podem estar colocar a si e a outras pessoas em risco. 

Migrar para o digital

Falamos bastante sobre essa questão aqui no blog, ter o controle sobre a frota de uma forma mais digital pode transformar a gestão, isso porque a interação e dinamicidade das informações é muito mais interessante às empresas.

Manter o controle em planilhas e cadernos não é uma boa ideia, ainda mais agora. Tendo em vista que tudo está se conectando, inclusive os veículos, é mais viável adicionar informações e acompanhá-las de forma online. Softwares de autogestão são a melhor forma de ter controle da frota.

Uma plataforma de autogestão pode proporcionar ao gestor informações que antes poderiam passar batidas: custos não contabilizados, rotas dos condutores, CNH dos motoristas ou informações de abastecimento que não foram registradas, por exemplo. Uma somatória de pequenos erros que, no final do mês, dão um montante significativo de custos (ou déficit) nas reuniões financeiras. 

“Quando uma boa gestão está aliada a um bom software, essa diminuição pode chegar a 30%.”, essa frase já é quase como um jargão nosso e representa perfeitamente uma das várias melhorias que podem acontecer com a implementação do sistema de autogestão. 

Conscientização e higienização

Esta etapa, apesar de não ter relação direta com o planejamento financeiro em si, é de suma importância. Conscientizar os profissionais da empresa é algo que faz a diferença na vida das pessoas. Desde o administrativo, até os motoristas, pessoal terceirizado e, especialmente a área da limpeza, precisam receber instruções e informações por parte da empresa dos protocolos de higienização dos ambientes. 

Além disso, é fundamental que seja disponibilizado a todos os colaboradores máscaras, luvas, álcool gel e os demais EPIs que a empresa tenha adotado como protocolo de higiene. Menos carros circulando significa que mais profissionais utilizarão o mesmo veículo e a chances de contaminação aumentam, essas medidas passam a ser fundamentais para a toda a frota. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *