O que analisar no momento de contratar motoristas para frota?

Quando se trata de contratar motorista para a frota, é fundamental ter em mente que aquele profissional realizará tarefas diretamente ligadas a um cliente. Por isso, garantir a qualidade dos serviços é essencial, especialmente para serviços logísticos. 

Contratar motoristas pode parecer uma tarefa bastante simples, a questão é que contratar motoristas qualificados para desenvolver o trabalho pode não ser tão simples, uma vez que os veículos estão se modernizando e esses profissionais também precisam se atualizar.

O que analisar antes de contratar motoristas?

Antes de mais nada, é essencial que o profissional possua qualificação para desenvolver o trabalho e boas referências profissionais. Pontuamos abaixo aspectos para levar em consideração no momento de contratação:

  • Possuir qualificação para desenvolver a função

É imprescindível que os motoristas sejam qualificados para dirigir os veículos da frota, possuir CNH corresponde ao veículo que será guiado é o primeiro ponto. Além disso, os motoristas precisam ter cursos e realizar as reciclagens sempre. Ter conhecimentos sobre mecânica, noções de primeiros socorros e compreender a legislação de trânsito, por exemplo, são pontos que podem fazer a diferença no momento de contratar este profissional.

  • Analisar a trajetória profissional

Avaliar a trajetória destes profissionais é fundamental, bem como observar a constância e permanência nos antigos empregos. Assim o gestor consegue ter um panorama do comportamento daquele determinado profissional dentro do mercado de trabalho.

  • Perfil comportamental

Ter um profissional adequado para fazer avaliações comportamentais e psicológicas antes da contratação é essencial para garantir profissionais qualificados à função, já que aqui esses profissionais conduzirão veículos. Ademais, exames toxicológicos são de extrema importância, já que é inviável contratar condutores que possuam vícios em drogas ou álcool.  

Existem necessidades que devem ser atendidas. Uma delas é o treinamento dos condutores, além de proporcionar segurança a esses profissionais, é possível passar os critérios de condução e controle que devem ser tomados com os veículos. 

A capacitação dos motoristas é fundamental para garantir um bom desempenho logístico. Dessa forma, a eficiência dos processos de gestão de frota está diretamente relacionada à qualificação dos condutores.

Investir em treinamentos é fundamental ao setor de transporte, com as novas tecnologias automotivas, os motoristas precisam conhecer as boas práticas, a fim de garantir o melhor desempenho dos veículos. Ademais, ter conhecimento de ações relacionadas à condução segura, medidas de prevenção às mercadorias e procedimentos em caso de emergências, proporciona mais segurança para que o sistema logístico funcione eficientemente.

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *