Como escolher os veículos da frota adequadamente?

Definir de forma assertiva os veículos que serão utilizados na frota empresarial pode ser o primeiro passo rumo a simplificação de processos e otimização de custos. Ter alguns critérios em mente, e não só financeiros, é decisivo no momento desta definição. 

Além da possibilidade de selecionar os veículos mais adequados ao negócio, esta etapa também proporciona ao gestor uma análise dos softwares de gestão de frotas disponíveis no mercado e qual melhor se adequa às necessidades da empresa naquele momento. Fora a visão macro que uma plataforma para gestão proporciona, também são trabalhadas informações precisas e assertivas.

Tenha a necessidade bem definida

Este é o primeiro passo para escolher adequadamente o veículo da frota, uma vez que a partir daqui são as necessidades da empresa, de acordo com os serviços prestados e transportes realizados, que ditarão o modelo ideal de veículo. 

Além disso, essa primeira etapa também dará a visão macro ao gestor no que diz respeito à possibilidade de investimento, já que, em suma, é necessário trabalhar com um teto de custos e investimentos.

Avalie aspectos como:

– Quantidade de veículos necessários;

– Modelo do veículo;

– Capacidade de carga.

O que será transportado?

Já aqui neste segundo passo o gestor deverá avaliar a carga em si que será transportada ou não, caso seja apenas para transporte de prestadores de serviço, por exemplo. Além deste ponto, é necessário levar em consideração as exigências e alvarás para transporte de determinadas substâncias e objetos. 

Ter em mente a necessidade da carga é parte fundamental para a avaliação deste segundo passo. Algumas coisas precisam ser avaliadas como:

– Transporte de produtos líquidos: é necessário transportar em carrocerias em formato de tanque;

– Transporte de produtos refrigerados: é necessário transportar em carrocerias ou baús refrigerados;

– Transporte de produtos sem exposição ao sol: é necessário transportar em carrocerias ou baús vedados da luz solar.

Esteja por dentro da legislação da região 

Certos produtos e tipos de veículos têm tráfego controlado dependendo da região. Para isso, se informe tanto sobre a legislação da região em que se localiza a empresa, quanto das regiões para quais os veículos viajarão. 

Combustível e peças: quanto mais brasileiro, melhor

Veículos com fabricação no nacional podem proporcionar mais segurança e economia às empresas, uma vez que as peças são fabricadas no Brasil e isso facilita o acesso caso seja necessário um troca, por exemplo. Além deste aspecto, os veículos brasileiros costumam, em sua maioria, serem flex (com exceção de caminhões, que são movidos a diesel). 

Assim o gestor pode calcular, de acordo com as necessidades do momento, o combustível ideal e não se preocupar com custos exorbitantes caso seja preciso realizar troca de peças. 

Padronização como solução 

O padrão é sempre mais simples de lidar, isso porque um modelo de veículo possui uma forma de lidar, então o gestor pode apenas replicar determinadas condutas e verificações, sem perder tempo com adequações e gastos.

Apesar disso, existem empresas que indicam determinados modelos de veículos de acordo com a posição do colaborador dentro da companhia. Para isso, sempre tenha em mente a padronização de acordo com os setores que, mesmo a frota não possuindo apenas um modelo de veículo, cada setor é contemplado por determinado modelo. 

É preciso que o gestor seja muito cauteloso e crítico neste momento de definição de frota, uma vez que veículos são custosos e só serão trocados após um longo período de utilização.

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *