Frota própria e o que avaliar para montá-la

Mais do que comprar ou alugar diversos veículos para compor o sistema logístico das empresas, possuir uma frota própria requer um estudo prévio, organização e profissionais que saibam desenvolver com astúcia os trabalhos envolvidos em torno da frota.

Recentemente fizemos um post aqui no blog falando sobre os critérios que devem ser levados em consideração no momento de escolher os veículos que comporão a frota. 

Vale mesmo a pena ter veículos próprios?

Possuir uma frota própria proporciona diversos benefícios às empresas, isso porque os veículos ficam centralizados em um ambiente de total controle por parte da empresa, onde todos os processos são rastreados e gerenciados dentro da corporação. 

Além disso, se o seu processo de logística fornece entregas rápidas aos clientes, ter uma frota própria é um ponto fundamental para garantir esse diferencial. Há também companhias que utilizam os veículos para deslocar colaboradores até os locais de prestação de serviço, essa é outro nicho que tem melhor desenvoltura nos serviços/ produtos ao possuir uma frota própria. 

Num primeiro momento, os custos podem parecer salgados demais, afinal, são automóveis sendo adquiridos, valores podem chegar à casa do milhão. Entretanto, ao longo do desenvolvimento do trabalho as empresas já percebem as vantagens dos veículos próprios. 

A escolha dos veículos

Além da possibilidade de escolher os automóveis mais adequados ao negócio, esta etapa proporciona ao gestor uma análise mais especifica dos softwares de gestão de frotas disponíveis no mercado e qual melhor se adequa às necessidades da companhia naquele momento. Fora a visão macro que uma plataforma para gestão proporciona, também são trabalhadas informações precisas e assertivas. Esse tópico nós destrinchamos bastante no neste post aqui, sugerimos a leitura para que haja um panorama mais definido.

Gerindo a frota

Manutenções preventivas em dia

As manutenções preventivas são essenciais para garantir um bom desempenho da frota. Essa ação previne custos futuros inesperados pelo desgaste dos automóveis. Deve ser considerada como um investimento, já que apenas dessa forma as empresas conseguem se precaver e garantir a segurança dos condutores. 

Treinamento dos condutores 

Existem necessidades que devem ser atendidas. Uma delas é o treinamento dos condutores, além proporcionar segurança a esses profissionais, é possível passar os critérios de condução e controle que devem ser tomados com os veículos. 

Software para gerenciamento de frotas

Para que o planejamento seja aplicado de forma eficiente é necessária uma forma viável de gerenciamento. Cadernetas e planilhas são métodos de controle ultrapassados e suscetíveis ao erro. 

Muitas vezes, durante uma viagem ou um abastecimento, por exemplo, os condutores podem se esquecer de anotar os valores, ou anotarem informações erradas. Por isso o software é uma boa opção, visto que ele deve possuir app para o condutor e dispositivo OBD(diagnóstico de bordo) , o que automatiza todo o controle e previne erros.

Além desses controles, o dispositivo também possui sistema de GPS e a plataforma proporciona opções de alertas, condução e, muito importante, relatórios de controle com todas as informações colhidas pelo OBD e através do app. 

O planejamento pode ser feito de forma descomplicada e em equipe, o software pode ser um grande aliado nessa missão de gerenciamento. Ao fazer a administração da frota de forma eficiente os custos podem ser reduzidos exponencialmente e o controle torna-se mais funcional para todos os setores da empresa. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *