Como a telemetria pode melhorar o desempenho da frota?

Um dos objetivos de um gestor de frotas é, na maioria das vezes, reduzir custos. Mas não é apenas a redução de custos que está sempre na mira dos gestores, muito menos a prioridade. Visar reduzir custos deve ser consequência de uma cultura que englobe o todo dentro das frotas. 

Os sistemas de rastreamento são aliados nesse momento, tanto pelo controle de custos que ali se é monitorado, quanto pelas otimizações de processos e integração eficiente entre motoristas e frota. Um dos módulos dentro de um sistema de gestão de frotas é a ferramenta de telemetria.  Esse sistema utiliza das funções do rastreador e permite que seja configurado, simultâneo ao rastreamento, relatórios e informações pré-estabelecidas pelo gestor.  

O que é?

A ferramenta de telemetria automatiza os dados coletados e, consequentemente, proporciona mais precisão às informações colhidas. remota. Os dados coletados abrangem informações completas dos veículos como, por exemplo, os dados do motor, freios, sistemas eletrônicos e temperatura. Essa solução proporciona aos gestores, que os dados sejam: coletados, armazenados e disponibilidades de forma remota.

Benefícios

Melhora da produtividade e mais disponibilidade

Acompanhar, de forma correta, os relatórios gerados pelo sistema proporciona uma melhora na produtividade e disponibilidade dos veículos. Dessa forma o gestor tem um panorama geral dos veículos e consegue organizar de maneira mais eficiente a logística da frota. 

Mais segurança aos condutores

A segurança dos veículos é fundamental para manter, também, a segurança dos condutores. Esse modelo de monitoramento ajuda a controlar todos os aspectos do automóvel, dessa forma todos os dados são acessíveis e caso haja algo de errado, o gestor pode contatar o motorista e alertá-lo. 

Além disso, os veículos rastreados normalmente possuem adesivos mostrando a empresa que faz esse monitoramento. Essa pequena ação pode ser suficiente para inibir um furtou ou roubo, por exemplo.

Ademais, caso um veículo seja extraviado, o rastreamento indicará precisamente a localização. Esses benefícios melhoram tanto a integração entre os funcionários e fazem com que a qualidade de vida de cada um aumente, quanto proporciona uma redução nos custos com manutenção, que nos leva ao próximo tópico.

Custo reduzido com manutenções

O custo com as manutenções representa uma grande parte das contas na gestão. Quando não são bem-feitas, a segurança dos condutores e os demais processos da frota, são colocados em risco. A telemetria fornece os dados necessários para que haja um planejamento de manutenção, adaptado às condições e operações da frota.

Fora isso, os diferentes tipos de manutenção são otimizados também. Isso porque a uma organização melhor, já que se pode programar o uso de cada veículo e suas respectivas revisões. 

Melhor tomada de decisão 

Os dados ficam disponíveis na plataforma web, assim o administrador da frota pode, com base nas informações e relatórios gerados, tomar decisões mais eficientes, coerentes e otimizar processos. Isso pode tornar as operações mais rápidas, baratas e eficientes. 

Ou seja, o administrador da frota conseguirá monitorar os veículos, já que uma gama de informações se unirá a função de rastreamento, o que permite a construção e o aprimoramento das estratégias aplicadas à frota. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *