Logística 4.0: o que é?

A expressão que representa a nova fase da logística: hiper conectada e otimizada. Essa proposta de conceito logístico advém da indústria 4.0, nascido na Alemanha e grandemente utilizado no setor fabril, esse conceito é a revolução industrial da contemporaneidade.

Utilizando sobretudo recursos de alta tecnologia e até mesmo inteligência artificial (AI), oriundas da internet das coisas (IoT) e cloud computing ou computação em nuvem, em português. Protagonizando esse conceito estão as otimizações e tomadas de decisões baseadas em dados concretos. 

Todos esses dados circulam de forma inteligente e integrada, desde o consumidor final, passando pela frota transportadora até o fornecedor, além dos demais envolvidos na cadeia logística. Diversas etapas e setores se unem a fim de compartilhar informações essenciais à logística 4.0.

Gestão de frotas 4.0

Tendo em vista o conceito tão promissor e suas vastas contribuições para a companhia, é fundamental considerar que o futuro da gestão de frotas deve seguir a base de logística 4.0. O conceito propõe possibilidades e inovações absolutamente arrojadas e promissoras. O centro da gestão de frotas 4.0 se direciona a utilizar a tecnologia a favor do gestor, e não que o software dependa dele para funcionar. Justamente por isso, softwares de gestão de frotas que simplificam o trabalho do condutor, contribuem diretamente com a gestão 4.0; encurtando o caminho e propondo mais autonomia ao sistema. 

Outras versões da utilização estratégica de tecnologia defendiam, também, a utilização massiva de ferramentas tecnológicas a fim de simplificar processos e digitalizar processos manuais, tais ações focavam apenas na otimização de tempo. Já a gestão 4.0 propõe a utilização massiva de tecnologia não só para otimizar tempo, mas também, deixar o gestor focado no humano da operação, no time em si. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *