Telemetria veicular: o que é?

Caso você trabalhe com frotas provavelmente já deve ter escutado falar sobre telemetria. Mas existe uma grande confusão quando unimos esse conceito ao gerenciamento de frota, já que são muitas as possibilidades de controle. Bom vamos explicar o que é telemetria e sanar, de uma vez por todas, as dúvidas que possam existir.

Antes de falarmos especificamente sobre cada solução, vamos entender mais sobre o monitoramento veicular. Esse sistema utiliza das funções do rastreador e permite que seja configurado, simultâneo ao rastreamento, relatórios e informações pré-estabelecidas pelo gestor.  Ou seja, o administrador da frota conseguirá monitorar os veículos, já que uma gama de informações se unirá a função de rastreamento, o que permite a construção e o aprimoramento das estratégias aplica à frota. 

Além do monitoramento, existe mais uma solução que se assemelha a telemetria, nesse caso é o rastreamento. Diferentemente da telemetria, o rastreamento permite que gestor tenha acesso apenas a localização em tempo real dos veículos. É uma solução versátil, mas com uma quantidade de informações limitadas.

Existem alguns tipos de rastreamento, você pode saber mais sobre nesse post aqui.

O que é?

Já que esclarecemos as outras duas soluções, vamos, agora, falar sobre telemetria. 

De acordo com o site Significados, a palavra telemetria corresponde a seguinte definição: “Telemetria é um sistema tecnológico de monitoramento, utilizado para comandar, medir ou rastrear alguma coisa a distância, através de comunicação sem fio (sinais de rádio ou satélite).”. 

A ferramenta de telemetria permite a automatização quanto a coleta de dados, proporciona mais precisão às informações colhidas (reunidas de forma automática e eficiente), e possibilita relatórios mais elaborados.

Essa solução proporciona às empresas e gestores armazenar, coletar e disponibilizar informações da frota de forma remota. Todos esses dados ficam disponíveis na plataforma web, assim o administrador da frota pode, com base nas informações e relatórios gerados, tomar decisões mais eficientes, coerentes e otimizar processos. Isso pode tornar as operações mais rápidas, baratas e eficientes. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *