Coronavírus: como cuidar da higienização da frota

Coronavírus: como cuidar da higienização da frota

Já é de conhecimento público a forma como nós devemos nos higienizar para prevenir a proliferação do COVID-19. Mesmo assim, devemos repassar alguns pontos importantes para garantir a segurança de todos os profissionais envolvidos. Confira algumas dicas que ajudarão a cuidar da higiene da frota durante a pandemia. 

São vários os pontos que podem confundir as pessoas quando pensamos em higienizar os veículos neste momento, é ,importante  pensar, também, em como não transportar o vírus nos automóveis, sendo assim: como limpar? Que produtos usar? Devo limpar o veículo em casa ou em um autocenter? Temos informações importantes neste post.

Atenção a forma de higienizar e aos produtos

A higienização dos veículos deve ser feita ao menos uma vez na semana, isso quando falamos da lataria dos veículos. Para limpar a parte externa dos automóveis é necessário apenas água e sabão neutro, ou de coco, dessa forma não há possibilidade de prejudicar a pintura. O ideal é limpar a parte externa dos veículos ao menos uma vez na semana.

Já a limpeza interna dos automóveis deve ser feita com mais frequência, especialmente se vários motoristas utilizarem o veículo. Antes de tentar qualquer forma de desinfecção é importante lembrar da poeira que se acumula dentro dos automóveis, nesse momento utilizador um aspirador de pó pode ajudar a retirar a poeira acumulada e alguma aglomeração de partículas contaminadas.

Para higienizar a parte de dentro do automóvel é necessário se atentar as partes que mais são tocadas pelos motoristas: volante, freio de mão, câmbio, maçanet e botões. É possível utilizar a mesma solução de água e sabão neutro ou álcool 70% (em gel ou líquido) para a higienização interna. 

Produtos que podem danificar o veículo

O álcool deve ser usado com cautela. Ele é um excelente bactericida, mas também muito bom para danificar tecidos e couro. Não utiliza o álcool para limpar essas superfícies, de preferência à mistura de água e sabão e limpe com uma bucha ou pano macio o estofado. 

Não utilize produtos à base de amônia, água oxigenada ou cloro, esses produtos são altamente prejudiciais ao veículo. Além dessas substâncias, tenha cuidado ao utilizar produtos líquidos dentro dos veículos, a parte elétrica pode ser danificada caso caia algum tipo de líquido. 

Como higienizar de forma eficiente

Já que não somos especialistas em saúde ou higiene, decidimos incluir neste post a entrevista do diretor da Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (ABRAMET), Dirceu Rodrigues Alves, dada ao Instituto Parar. De acordo com o médico é necessário higienizar o veículo a cada troca de motorista. Confira abaixo.

“A cada troca de motorista, higienize com álcool à 70% volante, câmbio, maçanetas, painel e todas as partes em que o condutor possa ter contato durante a direção. 

Manter o veículo arejado, com as janelas abertas sempre que possível.

Além da higienização com álcool, o veículo deve ser limpo com água e sabão sempre que possível – de preferência, ao final do dia de trabalho. 

Não lave o veículo apenas na parte externa. É primordial limpar bancos, tapetes e toda a parte interna para evitar a contaminação. 

Não transite com mais de duas pessoas no veículo. 

Se duas pessoas estiverem no carro, o passageiro não deve se sentar do lado ou atrás do condutor, e sim, atrás do banco “do carona” – na diagonal.”

Ambientes arejados, devidamente higienizados e sem aglomerações também fazem parte das recomendações do diretor da associação. Além dessas recomendação, já bastante faladas, é fundamental que as empresas deem aos profissionais condições ideais de trabalho e disponibilizem kits de higiene e segurança aos colaboradores, especialmente àqueles que ficam na rua, como os motoristas.

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *