Componentes fundamentais para gestão de frota

O monitoramento e gerenciamento de veículos de uma companhia é essencialmente importante aos processos logísticos. Para uma boa gestão é necessário que se tenha em mente componentes específicos e inerentes à pauta gestão de frotas. 

O setor de gestão de frotas de uma empresa é responsável pela estruturação estratégica e operacional de transportes e condutores em seus processos logísticos. Para garantir um funcionamento eficaz, é necessário expertise e agilidade no ramo. A fim de colaborar com esse processo e garantir um gerenciamento eficaz por parte dos gestores, separamos alguns componentes fundamentais e que não podem faltar. 

Planejamento

Uma das partes mais fundamentais e importantes é o plano em si, entretanto, uma gestão eficiente não se faz apenas através de ideias e projeções. É essencial não se esquecer de que uma frota é movida por pessoas e, muitas vezes, as pessoas erram. Os erros não são exatamente o problema, eles representam uma certa dor de cabeça e algumas correções, de fato, mas, já que falamos de pessoas, há possibilidade de uma série de erros, aí está o problema. 

Falhas humanas são comuns e possuem certa participação em resultados, balanços finais ou no momento de prestar contas. Isso costuma acontecer quando a organização de custos da frota é realizada manualmente: desde o controle de combustível, feito no caderno pelo condutor, até o relatório de custos final, elaborado em uma planilha,  alimentada manualmente pelo gestor.

Essa não é uma prática errada, mas também não é ideal e pode acarretar uma série de pequenos problemas ou custos que, no final do ano, somam uma quantidade razoável e poderiam ter sido melhor monitorados e controlados.

Controle

Ter controle sobre os processos que estão sendo executados e saber como geri-los é parte crucial da gestão. Nesta etapa, o profissional terá acesso às informações necessárias tanto para elaborar um planejamento coerente quanto controlá-lo de forma coesa. Fugir dos meios convencionais de controle pode, além de proporcionar inúmeras melhorias, tornar todos os processos de gerenciamento mais intuitivos e claros. 

Política interna de frotas

Ter uma política de frotas especialmente criada para os veículos daquela empresa é importantíssimo. Cada frota possui suas tipicidades, pessoas, veículos e gestores. Além das demandas serem específicas, os custos e demais necessidades também são. Sendo assim, elaborar uma política exclusiva, que visa melhorar o desempenho e padronizar processos faz toda  a diferença à gestão.

Software de monitoramento

Para que o planejamento seja aplicado de forma eficiente é necessário uma forma viável de gerenciamento. Cadernetas e planilhas são métodos de controle ultrapassados e suscetíveis ao erro. 

Muitas vezes, durante uma viagem ou um abastecimento, por exemplo, os condutores podem se esquecer de anotar os valores, ou anotarem informações erradas. Por isso o software é uma boa opção, visto que ele deve possuir app para o condutor e dispositivo OBD (diagnóstico de bordo) , o que automatiza todo o controle e previne erros.

Além desses controles, o dispositivo também possui sistema de GPS e a plataforma proporciona opções de alertas, condução e, muito importante, relatórios de controle com todas as informações colhidas pelo OBD e através do app. 

O planejamento pode ser feito de forma descomplicada e em equipe, o software pode ser um grande aliado nessa missão de gerenciamento. Ao fazer a administração da frota de forma eficiente os custos podem ser reduzidos exponencialmente e o controle torna-se mais funcional para todos os setores da empresa. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *