Planejando uma gestão eficiente

Planejamento e controle eficiente de frotas pode simplificar relatórios e reduzir gastos

Virada de ano, descanso para recarregar as baterias e turbinar a criatividade. Nada como um novo ano para reorganizar as metas e planos de gerenciamento. Reestruturar todo o planejamento para o controle de frotas é algo que deve ser posto em prática. Por isso decidimos dar algumas dicas para tornar essa tarefa mais simples e dinâmica.

Cada tarefa, um profissional

Para cada responsabilidade existe um profissional especializado, não é que apenas uma pessoa deve ser incubida de de realizar toda a organização, mas existem etapas específicas a serem estruturadas para que, no final, seja realizado um trabalho em equipe eficiente. 

Por exemplo: criar uma relação com todos os veículos e seus respectivos condutores é uma tarefa do gestor de frotas. Já realizar uma relação de previsão de custos, com base nos anteriores, é de responsabilidade do financeiro, visto que essa área visa controlar e reduzir o custos da empresa.

Relatórios do ano anterior 

Para ser eficiente, o planejamento deve levar em consideração os custos e planejamento do ano anterior. Por mais que o ano não tenha sido bom ou até mesmo desorganizado, é importante o ter como base, tanto para mudar quanto para não criar planos impraticáveis.

Todos os relatórios gerados devem ser utilizados: custos, manutenções, multas, condutores entre outros. Dessa forma é possível prever com sensatez os custos de base e estipular metas. 

Manutenções preventivas em dia

As manutenções preventivas são essenciais para garantir um bom desempenho da frota. Essa ação previne custos futuros inesperados pelo desgaste dos automóveis. Deve ser considerada como um investimento, já que apenas dessa forma as empresas conseguem se precaver e garantir a segurança dos condutores. 

Treinamento dos condutores 

Existem necessidades que devem ser atendidas. Uma delas é o treinamento dos condutores, além proporcionar segurança a esses profissionais, é possível passar os critérios de condução e controle que devem ser tomados com os veículos. 

Software para gerenciamento de frotas

Para que o planejamento seja aplicado de forma eficiente é necessário uma forma viável de gerenciamento. Cadernetas e planilhas são métodos de controle ultrapassados e suscetíveis ao erro. 

Muitas vezes, durante uma viagem ou um abastecimento, por exemplo, os condutores podem se esquecer de anotar os valores, ou anotarem informações erradas. Por isso o software é uma boa opção, visto que ele deve possuir app para o condutor e dispositivo OBD (diagnóstico de bordo) , o que automatiza todo o controle e previne erros.

Além desses controles, o dispositivo também possui sistema de GPS e a plataforma proporciona opções de alertas, condução e, muito importante, relatórios de controle com todas as informações colhidas pelo OBD e através do app. 

O planejamento pode ser feito de forma descomplicada e em equipe, o software pode ser um grande aliado nessa missão de gerenciamento. Ao fazer a administração da frota de forma eficiente os custos podem ser reduzidos exponencialmente e o controle torna-se mais funcional para todos os setores da empresa. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comerciale faça um orçamento para a frota de sua empresa.

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor:

1 Comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *