Gestão eficiente: como implantar hábitos para redução de custos na frota

Um tema corriqueiro nos ambientes corporativos é a redução de custos, quando envolvemos frotas esse assunto se torna ainda mais importante; economia nas contas corporativas. Além de proporcionar bons resultados, adotar a culturas que visam reduzir custos insere ainda mais o gestor de frotas no contato e análise dos veículos e condutores. 

O controle dos custos é fundamental, haja vista o impacto diretamente na competitividade da empresa. Entretanto, para que seja possível a redução de custos, é necessário tomar medidas viáveis, não apenas adotar o corte de pessoal, por exemplo. Existem soluções mais simples que são capazes de aliviar as contas, nesse caso a adoção de hábitos e rotinas pode ser revigorante para as contas da corporação. 

Adote rotinas

O uso do checklist veicular possibilita que o processo de avaliação e liberação dos veículos de frota seja mais rápido, seguro e eficiente, ao proporcionar uma visão mais clara ao gestor sobre as condições dos veículos da empresa. O checklist de veículos é uma lista usada para verificar o estado dos veículos, verificando o estado de peças, itens de segurança, documentos e partes críticas dos automóveis. 

O documento deve ser criado de acordo com as necessidades da empresa e da frota. Assim, é mais improvável que se deixe passar algo, já que aqui será conferido minuciosamente, como uma espécie de vistoria. 

Inspeções de rotina ajudam a equipe a identificar e reportar problemas mecânicos e de segurança, fazendo com que haja uma ação preventiva. Isso aumenta, consequentemente, a segurança, reduz a necessidade de manutenções repentinas, além de prevenir outros prejuízos resultantes de veículos mal conservados.

Trace e monitore rotas

Aqui, é fundamental que o gestor tenha em mente a necessidade de se controlar a frota. Não apenas no aspecto de rastrear, mas, também, monitorar o todo: parte elétrica, combustível, pneus e manutenções preventivas. Quanto mais se conhece os veículos e condutores, mais fácil será para o gestor administrar a frota e controlar imprevistos, especialmente os de manutenções, que costumam ser custosos. 

Entender a rota de cada veículo torna possível avaliar a eficiência do serviço prestado. Rotas que incluam mais clientes, por exemplo, são uma excelente forma de otimizar recursos: menos carros circulando, menos condutores dirigindo e menos gasolina consumida. 

Elaborar uma rota permite que o condutor evite caminhos arriscados, isso é fundamental tanto para a segurança dos motoristas, que deve sempre estar em primeiro lugar, quanto para a segurança da carga.

Traçar rotas que incluam mais atendimentos, trajetos mais curtos, desenhar mapas com menos riscos e verificar oportunidades de economia com pedágio, esses tópicos são o ponto de partida para desenhar o melhor caminho possível. 

Capacite o time

A capacitação dos motoristas é fundamental para garantir um bom desempenho logístico. Dessa forma, a eficiência dos processos de gestão de frota está diretamente relacionada à qualificação dos condutores.

Investir em treinamentos é fundamental ao setor de transporte, com as novas tecnologias automotivas, os motoristas precisam conhecer as boas práticas, a fim de garantir o melhor desempenho dos veículos. Ademais, ter conhecimento de ações relacionadas à condução segura, medidas de prevenção às mercadorias e procedimentos em caso de emergências, proporciona mais segurança para que o sistema logístico funcione eficientemente. 

Utilizar software para gestão

Para que o planejamento seja aplicado de forma eficiente é necessária uma forma viável de gerenciamento. Cadernetas e planilhas são métodos de controle ultrapassados e suscetíveis ao erro. 

Muitas vezes, durante uma viagem ou um abastecimento, por exemplo, os condutores podem se esquecer de anotar os valores, ou anotarem informações erradas. Por isso o software é uma boa opção, visto que ele deve possuir app para o condutor e dispositivo OBD (diagnóstico de bordo) , o que automatiza todo o controle e previne erros.

Além desses controles, o dispositivo também possui sistema de GPS e a plataforma proporciona opções de alertas, condução e, muito importante, relatórios de controle com todas as informações colhidas pelo OBD e através do app. 

O planejamento pode ser feito de forma descomplicada e em equipe, o software pode ser um grande aliado nessa missão de gerenciamento. Ao fazer a administração da frota de forma eficiente os custos podem ser reduzidos exponencialmente e o controle torna-se mais funcional para todos os setores da empresa. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *