Checklist da frota: o que deve constar e como fazer

Garantir o melhor desempenho da frota, reduzir custos e aumentar a disponibilidade dos veículos, essas com certeza são prioridades dos gestores de frota. Para isso, o gestor dispõe de uma série de ferramentas de gestão de frotas, sendo o checklist uma das etapas mais clássicas e importantes. 

Nós sempre salientamos que métodos mais antigos se tornam obsoletos. O caso de planilhas controle geral da frota, por exemplo, é uma ótima exemplificação disso. No entanto, o checklist é um excelente método de controle, mas não para o todo da frota.

De forma prática, o checklist de veículos é uma lista usada para verificar o estado dos veículos, verificando o estado de peças, itens de segurança, documentos e partes críticas dos automóveis. 

O documento deve ser criado de acordo com as necessidades da empresa e da frota. Assim, é mais improvável que se deixe passar algo, já que aqui será conferido minuciosamente, como uma espécie de vistoria. 

Por que fazer?

Importante para verificar o funcionamento dos equipamentos da frota e proporcionar veículos mais seguro aos motoristas, o checklist é um modelo de vistoria, que tem como objetivo de agilizar a vistoria em si. Além disso, ela também pode proporcionar ao gestor a compressão do processo mais adequado ao executar a vistoria, através de um planejamento e acompanhamento.  

Benefícios do checklist

O uso do checklist veicular possibilita que o processo de avaliação e liberação dos veículos de frota seja mais rápido, seguro e eficiente, ao proporcionar uma visão mais clara ao gestor sobre as condições dos veículos da empresa. 

Inspeções de rotina ajudam a equipe a identificar e reportar problemas mecânicos e de segurança, fazendo com que haja uma ação preventiva. Isso aumenta, consequentemente, a segurança, reduz a necessidade de manutenções repentinas, além de prevenir outros prejuízos resultantes de veículos mal conservados. 

·       Maior visibilidade sobre o estado da frota;

·       Aumento da segurança operacional;

·       Melhor controle de manutenções;

·       Redução de custos com manutenções da frota;

·       Mais produtividade;

·       Redução de irregularidades de documentação;

Itens básicos de checklist

  • Limpeza Interna;
  • Limpeza Externa;
  • Pneus;
  • Cartão Combustível; 
Avarias:
  • Faróis;
  •  Nível de Bateria;
  • Pastilha de Freio; 
  • Entre outros;
Outros
  • Buzina;
  • Vidros; 
  • Alarme; 
  • Freio de mão;
  • Entre outros. 

Como fazer?

O checklist do veículo pode ser realizado de diversas formas, isso depende da necessidade do gestor e da frota. É possível realizar checklists manuais, em papel, ou digital.

No caso do checklist impresso, por exemplo, o gestor deve organizar, em uma planilha no excel, e imprimir uma grande quantidade. Esses documentos impressos dever ser colocados nas garagens ou pátios, assim os motoristas devem preencher ao chegar e ao sair. Dessa forma, o gestor conseguirá, através das informações contidas no checklist, fazer o planejamento de manutenções e reparos emergenciais como cintos e demais equipamentos de segurança. 

Já o gestor que optar pelo checklist de forma digital/online a produtividade e valor das informações colhidas é ainda maior. Aqui é possível utilizar o próprio sistema de gestão de frotas que o administrador opera ou um documento online e digital para os motoristas. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *