Medidas preventivas contra furto e roubo de automóveis

Algumas medidas de precaução podem surtir bons resultados no momento inibir a ação de ladrões e, possivelmente, evitar roubos e furtos de veículos. Diante do cenário da criminalidade no Brasil, a necessidade de ações que previnam esse tipo de situação está cada vez mais presente na rotina dos gestores de frotas e até mesmo dos motoristas. 

Apesar de grave e preocupante, é fundamental que os gestores e administradores de frotas considerem essa possibilidade, assim é possível elaborar medidas estratégicas que garantam a integridade dos condutores e da frota. Algumas orientações que julgamos óbvias costumam ser negligenciadas nesse momento. Entretanto, é exatamente nesse momento de desatenção dos motoristas que os bandidos costumam agir, aproveitando-se de brechas muito breves. 

Separamos cinco dicas essenciais de ações preventivas a esse tipo de situação

1 Equipar veículos com alarme 

Uma das ações mais básicas e imprescindíveis é esta. Apesar de não inibir completamente a ação dos criminosos, o alarme pode ser utilizado como um extra à segurança, haja vista o barulho, por exemplo, que limita o tempo de ação e a discrição à ação dos bandidos. 

2 Atenção ao local de estacionamento do veículo

Estacionar veículos em locais fechados, prioritariamente estacionamentos, é sempre a melhor opção para evitar furtos e roubos. Quando for necessário estacionar o veículo na rua, é fundamental evitar locais com pouco movimento ou iluminação. 

3 Personalizar veículos da frota

A plotagem com a marca da empresa nos veículos da frota pode, além de inibir a ação criminosa, facilitar a recuperação do automóvel caso seja alvo de furto ou roubo.

Investir na personalização, além de ser uma forma de padronização da frota, ajuda na prevenção de furtos ou roubos. Isso porque os sinais indicativos existentes no veículo tornam-no único em comparação aos demais veículos.

4 Planeje e roteirize as rotas

Roteirizar os trajetos pode ajudar o gestor a sistematizar melhor os deslocamentos, assim é traçado um percurso que evitará com que o motorista percorra regiões com alto índice de criminalidade que sejam possíveis pontos de furto de automóveis. Essa ação promove impacto direto sobre a segurança da frota. 

5 Evitar viagens noturnas 

Evitar deslocamentos da frota no período noturno pode ajudar e muito para a prevenção de furtos ou roubos. Fatores como: baixa luminosidade, fluxo reduzido de veículos e pessoas, e redução do patrulhamento policial contribuem para que a maior parte das atividades criminosas aconteçam no período da noite. Entretanto, fazer uma boa e estratégica análise sobre as demandas da empresa é uma medida crucial para não prejudicar a logística da empresa. 

Dica extra 

Utilize equipamentos de segurança

Os rastreadores têm se mostrado eficazes na prevenção de furtos ou roubos de veículos. Quando se é contratada uma empresa para que a auto gestão da frota seja realizada, um dispositivo OBD é enviado, com ele é possível saber a localização do veículo e outras diversas informações. O OBD enviado pelo Carrorama, por exemplo, onde uma bandeira de rastreamento pode ser acionada e o veículo pode ser monitorado pelo gestor de forma mais assídua.

Com um sistema de autogestão eficaz é possível acompanhar uma série de informações dos veículos como: manutenção, combustível, cerca eletrônica, controle de velocidade de negócios e várias outras informações relevantes para a empresa. 

O módulo de cerca eletrônica, por exemplo, tem como finalidade delimitar áreas através do mapa, formando uma cerca eletrônica e, quando um condutor ultrapassa esse limite pré-determinado, um alarme é enviado à plataforma e ao gestor responsável.  Dessa forma os administradores recebem alertas e têm maior controle sobre os veículos.

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessou, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *