Tendências globais para a gestão de frotas

Segundo dados disponibilizados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), em setembro de 2020, as vendas de veículos para o varejo cresceram 9,55% com relação ao mês de agosto. Os dados contemplaram automóveis comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas e implementos rodoviários. 

Apesar das singularidades de cada frota e de cada região, existem tendências que impactam mundialmente, especialmente quanto falamos em multinacionais, por exemplo. 

Ainda de acordo com os dados disponibilizados pela Fenabrave, em setembro os emplacamentos apresentaram uma redução de apenas 2,57% quando comparado com o mesmo mês do ano de 2019, isso representa uma possível operação do mercado de forma pré- pandêmica.  

Conforme dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla), a pandemia do COVID-19 provocou uma devolução de 80% da frota de veículos alugados por motoristas de aplicativo, além da redução de 25% nos convênios de clientes frotistas que utilizam veículos de locadoras. 

Apesar desse engajamento do mercado, é necessário que as empresas estejam preparadas e organizadas para o ano de 2021, haja vista o que um simples deslize de controle pode causar à uma empresa e suas operações em um momento de pandemia como o que vivemos.

Tecnologia

Apesar de parecer óbvio, a tecnologia se faz ainda mais necessária nesse cenário, visto que ela proporciona melhor controle, segurança e, consequentemente, pode promover um aspecto sustentável à frota. Isso, logicamente, quando associada a cultura empresarial que seja benéfica à corporação.

Sustentabilidade 

Há uma tendência que une tecnologia à sustentabilidade; eletrificação de veículos, por exemplo, não só na América Latina, mas em todo o mundo, passa a ser uma possibilidade às frotas.

Gestão de rotina

Além da gestão que faz o controle dos veículos, a gestão de rotina, que emite alertas de quando a ignição é ligada, quando o veículo se movimenta, ou quando o automóvel chega ao seu destino serão fundamentais para o planejamento de rotinas e controle de custos, por exemplo. 

Segurança

Segurança é e continuará sendo uma tendência às frotas, entretanto, dado os riscos que a pandemia de covid-19 representa, por exemplo, o conceito de segurança não se limita mais ao condutor e ao veículo. Segurança quanto à saúde dos motoristas e todas as medidas que são necessárias à prevenção de acidentes, custos e contaminação.  

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *