Como e quando trocar pneus de veículos leves

Tudo que engloba um veículo precisa ser monitorado, especialmente os pneus, que possuem um período de vida útil que varia tanto do modelo do veículo quanto do pneu em si. Não existe um tempo exato estimado para a vida útil dos pneus, é preciso observar fatores como: condições das vias, cuidados com o veículo, modelo do pneu, peso que os veículos carregam, entre outras condições. 

Manutenção adequada 

Garantir uma manutenção adequada aos pneus é fundamental tanto para conserva-los quanto para aumentar a vida útil desta peça. Além disso, estar atento à calibragem e pressão interna dos pneus também proporciona uma melhor usabilidade ao veículo. 

O alinhamento de direção, balanceamento de rodas e o rodízio é recomendável a cada 10 mil quilômetros rodados. Já a calibragem deve ser feita de 20 em 20 dias, preferencialmente com os pneus frios. 

Atenção às recomendações do fabricante

No geral, os pneus possuem uma garantia de cinco anos, o que não garante que a peça durará por todo este período, mas é uma boa estimativa a se aderir. Idealmente, após esse período, é ideal que seja feita a avaliação das condições em que os pneus se encontram.

Carimbada na parte externa do pneu, próximo ao DOT, os últimos 4 algarismos indicam a semana e o ano em que o pneu foi produzido. Exemplo: se os últimos números são 2419 significa que a fabricação foi na 24ª semana do ano de 2019.

Processo de desgaste

É natural que as borrachas passem por esse processo, especialmente algo que fica em contato com altas temperaturas e asfalto. Por isso, é recomendado que se observe os sulcos dos pneus, que, por lei, precisam ter 1,6mm de profundidade. 

Existe um marcador de desgaste, chamado TWI, na base dos sulcos, na banda de rodagem. Ele é e indica o momento certo de fazer a troca. Para localizar o marcador, procure por um triângulo ou pela sigla TWI na lateral do pneu. Siga, então, uma linha reta do triângulo até a banda de rodagem para localizar o marcador. Se ele estiver visível, significa que está na hora de fazer a troca.

Apesar de possuir vida útil, os pneus podem ter essa data de validade prolongada com os devidos cuidados e manutenções. No entanto, é importante ter em mente que, mesmo cuidando da forma correta e tomando os devidos cuidados com a peça, o período de usabilidade nunca deve passar de 10 anos. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua em

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *