Direção segura em períodos de chuva

Determinadas condições climáticas podem comprometer diretamente a segurança   dos condutores e veículos. Dias de chuva, por exemplo, podem alterar as condições da via, diminuir a visibilidade significativamente além de modificar o padrão de condução, justamente por conta de adversidades como: aderência do veículo à pista e estabilidade dos automóveis.

Durante o verão e primavera temos um grande volume de chuva no Brasil. Justamente por isso a atenção deve ser redobrada: desde a condução dos veículos até a atenção para a parte elétrica e motora dos automóveis.

Baixa visibilidade, pista escorregadia, buracos ocultos e, principalmente, pontos de alagamento ou enchentes e riscos de acidentes são alguns dos principais fatores existentes em dias de chuva. Além disso, as chuvas de verão podem resultar em um exponencial aumento de combustível. 

Combustível vs. chuva

Durante chuvas em que há possibilidade de alagamento em vias e rodovias, a atenção deve ser ainda maior e, se possível, evitar utilizar os veículos nesses momentos. Alagamentos são comuns no Brasil e os motoristas acabam por aprender a lidar com essa adversidade. Entretanto, o consumo de combustível ao enfrentar esse contratempo aumenta significativamente. Por conta da resistência criada através da água, a locomoção do veículo se torna mais difícil, consequentemente o automóvel demandará de mais potência do motor e, inevitavelmente, o consumo de combustível será maior.

Além disso, a questão de ser necessário manter ligado o ar-condicionado, por exemplo, também aumenta significativamente o consumo de combustível. Itens que funcionam através de componentes elétricos do veículo dependem inteiramente do funcionamento do motor. Quanto mais componentes elétricos estiverem ligados, mais combustível o veículo consumirá.

Pneus vs. Chuva

Atenção à calibragem dos pneus é algo indispensável, independe das condições externas, ficar atento a isso pode reduzir as chances de acidente e consumo de combustível. Se os pneus não estiverem devidamente calibrados a resistência da água será ainda maior e o risco de acidente por perda de controle aumenta razoavelmente.

Parte elétrica vs. chuva

O risco de pane elétrica é uma das maiores aflições dos motoristas que necessitam dirigir durante alagamentos. Isso porque caso entre água em algum componente elétrico do veículo é muito provável que a área afetada pare de funcionar. 

Evitar dirigir em alta velocidade e evitar dirigir durante chuvas e alagamentos que cubram mais da metade das rodas é a opção mais viável para evitar este tipo de problema. 

Dirigindo com segurança em dias de chuva

Atenção aos freios

Evite frenagens ao passar por áreas onde haja o represamento de água. O ideal é manter uma velocidade baixa e constante, já que ao frear em uma situação dessas é mais provável que se perca o controle do veículo do que se consiga diminuir a velocidade. 

Atenção aos faróis

Durante a chuva é necessário manter os faróis baixos acesos, mesmo durante o dia. Assim é possível evitar que o veículo não seja visto por conta de um grande volume de água.   

Atenção aos limpadores

Os limpadores precisam estar em perfeito estado para evitar qualquer transtorno ao motorista. Quando a borracha dos limpadores está ressecada a probabilidade dessa peça não conseguir limpar a água do para brisa é grande e pode resultar em um acidente. 

Atenção ao pisca-alerta

É fundamental que o pisca-alerta não seja ligado enquanto o veículo estiver em movimento, mesmo com muito volume de chuva. Essa ação pode confundir os motoristas e causar acidentes. 

Atenção ao motor

Caso o motor do automóvel morra, é fundamental que não se de a partida novamente. Nessa situação o motorista deve manter o veículo desligado e acionar o socorro para removê-lo do local. 

Atenção especial após alagamentos

Caso o automóvel tenha enfrentado uma situação de alagamento, é crucial que o motorista o leve a uma revisão ou, pelo menos, um check-up. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *