5 razões para contratar um software de autogestão

Gerenciar uma frota grande ou até mesmo coordenar de forma ideal os veículos de uma empresa, pode parecer uma tarefa muito complexa. De fato é, ainda mais sem as devidas ferramentas que um gestor precisa como, por exemplo, um software de autogestão para frotas. 

Nem sempre os profissionais envolvidos com a frota encontram alternativas viáveis para gerenciar a frota. Muitas vezes o responsável pela gestão acaba se atendo as formas mais tradicionais de controle como cadernos preenchidos pelos motoristas ou até mesmo planilhas no excel. 

Essas formas de controle, que hoje já podemos considerar obsoletas, podem apresentar algumas características nada favoráveis à gestão: erros e despesas. Separamos, aqui, cinco motivos do porquê as empresas devem contratar esse serviço. 

Mais controle

Com uma frota bem organizada e tendo mais controle dos processos, é possível que os resultados de logística sejam ainda mais positivos, desde a organização dos veículos até a entrega do produto/serviço. 

Além disso, o gestor pode acompanhar, simultaneamente ao deslocar dos automóveis, informações como: localização, combustível, rastreamento, o motorista que está conduzindo o veículo, além de relatórios personalizados para a frota. 

Disponibilidade da frota

Um controle mais eficiente leva a uma melhora na disponibilidade dos veículos. Os automóveis não se multiplicarão, obviamente, mas a organização dos motoristas com relação a disponibilidade dos veículos torna mais viável a operação. 

Dessa forma, um veículo ocioso pode se tornar ativo, aumentando a produtividade da equipe e evitando um possível conflito de automóveis entre os motoristas. 

Integração e automatização dos processos 

O software pode proporcionar maior integração entre as áreas, isso porque as informações ficam mais dinâmicas e acessíveis a todos os setores. Quando um motorista cadastrar um abastecimento, por exemplo, o financeiro já saberá deste custo.

Essa associação de informações vai além de apenas integrar os setores, é possível, com essa base de dados, prever custos e fazer um planejamento de contas a pagar mais coerente com a realidade da frota. 

Menos erros 

Erros são inevitáveis, ainda mais quando falamos sobre pessoas alimentando uma base de dados, como o caso dos motoristas que precisam preencher planilhas em cadernos e passar para o gestor. Esses são os clássicos casos que provocam divergências no balanço do fim do mês.

Um sistema que concentre tudo em um lugar só, tanto para os gestores, quanto para os motoristas, torna o processo menos suscetível a erros  e, consequentemente, contas mais condizentes com os balanços. 

Redução de custos 

A redução de custos é, com certeza, um dos pontos positivos mais relevantes da gestão de frotas. Ter controle da frota e dos custos da frota em tempo real pode gerar uma redução significativa dos custos.

Aliar uma gestão eficiente a um bom software de autogestão pode proporcionar uma redução de até 30% nos custos da frota. Além disso, o gestor pode, tendo acesso a esses custos mais rapidamente, elaborar uma programação de gastos e prever as despesas de forma mais eficaz.

Obviamente a redução de custos é algo que todos buscam e por isso é importante, além de aderir ao sistema de autogestão, se atentar a qual sistema será contratado. 

“Softwares de autogestão podem ser uma boa alternativa às empresas, especialmente quando se tratam de frotas grandes, com muitos veículos e condutores. Manter cadernos dentro dos veículos e alimentar planilhas do excel manualmente são atitudes propensas a erros, e os resultados não são positivos no final do mês, especialmente sobre os custos. “

Carrorama

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *