Como cuidar dos veículos no inverno

Durante o inverno os veículos tendem a ficar mais suscetíveis a desgastes e estragos, isso pode gerar custos à empresa e prejudicar a gestão da frota

A estação que mais se diferencia da nossa tropicalidade brasileira chegou. O inverno é como uma estação atípica aos brasileiro, mas no último sábado, 20, ele chegou para nos acompanhar nos próximos três meses. Vamos dar algumas dicas simples e práticas para cuidar dos veículos durante este período. 

Felizmente, ao menos para os veículos, na maior parte do Brasil não há neve durante essa estação, o que significa um problema a menos para se preocupar. Vamos ao conteúdo e descobrir como ficar atento aos veículos da frota. 

Atenção à bateria

Com a baixa temperatura o óleo do motor tende a ficar mais viscoso, o que exige mais performace da bateria para dar conta do start do veículo. Além de todos os outros componentes que também necessitam dessa energia para serem iniciados, como o painel, por exemplo. 

Inverno = borrachas ressecadas 

Os veículos fechados (carros, caminhões e ônibus) possuem sistema de vedação, essas vedações são feitas por borrachas. Além disso, as palhetas do parabrisa e as vedações do ar condicionado  podem não ter a devida atenção quando estão ressecadas. 

Por não ser tão nítido, a troca das palhetas pode passar despercebida e só se é notado que está na hora de substituir no momento de chuva, quando o limpador não dá conta de tanto volume de água. Além de ser perigoso, já que atrapalha na visibilidade, as palhetas ressecadas podem riscar o parabrisa, o que acarreta em custo desnecessário para uma questão de fácil resolução quando antecipada. 

O ideal é realizar a troca das palhetas de três a quatro meses, além disso, é importante verificar a água do reservatório e mantê-lo sempre cheio, esse período de inverno tende a ter menos chuvas e, consequentemente, mais poeira no ar. 

Uma época em que o ar condicionado é pouco usado mas não deve ser esquecido. Ligar o ar, ao menos um vez na semana, é fundamental para que o gás circule e lubrifique as borrachas que o compõe. Não se esqueça de checar, também, as correias do motor, que não resistem a temperaturas muito baixas e podem ressecar mais rapidamente.

Luzes

A tendência à neblina aumenta no inverno. Caso os faróis do veículo não estejam em boas condições, além de ter a visibilidade prejudicada, o motorista corre grande risco de não ser visto e sofrer uma colisão. Certifique-se de que as lanternas, faróis e faróis de milha estejam com as lâmpadas funcionando de acordo com o necessário.

Lembre-se: o motorista que andar em rodovias, tendo ou não neblina, com os faróis apagados pode ser multado

Velas de ignição 

As velas é quem produzem a faísca elétrica para dar partida no motor. No inverno a possibilidade das velas não funcionarem aumentam, especialmente se o veículo já rodou mais de 10 mil quilômetros com a mesma vela. 

Durante o frio é mais difícil para o propulsor do automóvel dar a partida, o ideal é que se faça a checagem de condições da vela e, caso já esteja perto da troca ou não se saiba quando foi realizada a última substituição, trocar a peça é a melhor escolha. 

Os cuidados com os veículos devem ser realizados e monitorados constantemente, é necessário que as revisões sejam realizadas de acordo com a quilometragem de cada automóvel, como estipula o fabricante. No inverno, esse acompanhamento deve ser realizado mais frequentemente e ter acesso a todas essas informações é fundamental para o que o gestor de frotas consiga prever custos e preparar os veículos. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *