Controle de manutenção da frota

Realizar um controle de manutenção é fundamental para ter carros em dia e uma frota organizada.

Realizar um controle de manutenção é fundamental para ter carros em dia e uma frota organizada. Essa ação pode trazer mais segurança aos condutores, durabilidade aos veículos e reduzir custos de operação. 

A manutenção tem como objetivo reparar e prolongar a vida útil das máquinas envolvidas. Sendo assim, é importantíssimo ter um cronograma de controle desses reparos. 

De acordo com o Atlas da Acidentalidade do Transporte Brasileiro, uma parceria entre Grupo Volvo e Polícia Rodoviária Federal, a maior causa de acidentes no trânsito brasileiro é devido a defeitos mecânicos. Só no ano de 2019 foram registrados 4.527 acidentes, com 8.831 pessoas envolvidas. 

É fato que uma gestão eficiente deve programar as manutenções e ter em vista que imprevistos podem acontecer, por isso, ter uma verba em caixa para lidar com essas situações que são inesperadas é importante. 

Importância do controle de manutenção 

O controle de manutenção é mais do que apenas trabalhoso, ele também gera um certo custo à empresa. Mas podemos nos referir a esses custos como um investimento, já que, apesar de não receber de volta o investido, a empresa poupará um gasto inesperado muito maior (eles existirão, inevitavelmente, mas serão mais baratos). 

A questão é: não há eficiência nas operações da frota sem uma gestão eficiente. Repetimos bastante isso porque, apesar se ser muito evidente, pode não ser levado em consideração para a organização como um todo. Quando se trata de frota é preciso pensar em um conjunto, já que são várias pessoas e etapas que compõem essa cadeia de operações. 

Tipos de manutenção 

Os tipos de manutenções são uma etapa importante no planejamento, já que cada tipo e marca de veículo tem uma periodicidade pré determinada específica, que já vem de fábrica. Ou seja, cada veículos possui uma necessidade específica de reparo. 

Existem três tipos de manutenções 

  • PREDITIVA

Conhecida também como manutenção programada, essa é a revisão que antecipa as necessidades de reparo, sem esperar que os defeitos apareçam ou que problemas aconteçam, ela age corrigindo e prevenindo as falhas.

A manutenção programa segue um cronograma, elaborado pelo gestor, para fazer a organização dos veículos e atender as necessidades de reparo dos automóveis. É realizada de forma antecipada e de acordo com o planejamento.

  • PREVENTIVA

A manutenção preventiva faz jus ao seu nome, ela se assemelha muito a preditiva, mas, nesse caso, ela segue a programação de manutenções de acordo com os quilometro rodados, estipulada pela marca fabricante do automóvel. Dessa forma os veículos são analisados e é verificado tudo que se faz necessário naquele momento para os automóveis. 

  • CORRETIVA

Conhecida também como a famosa manutenção inesperada, esse é o tipo de problema que nenhum gestor de frota quer ter. Cara, trabalhosa e prejudicial ao fluxo de trabalho, essa manutenção normalmente acontece pela negligência ao veículo. Qualquer coisa que não tenha a devida atenção pode fazer com que os custos inesperados apareçam na frota. 

Normalmente são pequenos deslizes que fazem esse custo aparecer: uma troca de óleo que deveria ter sido feita, desgastes do pneu, falta de reparos na parte elétrica ou descuido dos condutores, por exemplo.  

Benefícios do controle de manutenção  

É muito notório a importância de toda a organização das manutenções e do envolvimento do gestor com a equipe, desde os condutores até os mecânicos presentes nesse processo de prevenção. Vamos pontuar, então, todos os benefícios de se ter um controle de manutenção. 

  • Mais segurança – tanto ao motorista, quanto ao próprio veículo, a segurança dos automóveis é fundamental para evitar acidentes de trânsito;
  • Melhor desempenho – automóveis com revisão em dia tem um desempenho muito melhor para rodar e poupam combustível;
  • Mais durabilidade aos veículos – antecipar e prevenir desgastes ou problemas nos automóveis prolongam a vida útil dos veículos;
  • Maior circulação da frota – com manutenções em dia a quantidade de veículos circulando é maior e, consequentemente, a redução de improdutividade da frota é menor;
  • Melhor controle dos veículos – tendo uma organização é possível ter um controle maior e eficiente sob a frota. 
Implementado o controle de manutenção na frota 

Bom, a teoria já está passada mas, e na prática, o que realmente funciona? Planilhas são boa pedidas para organizar esses controles, elas são facilmente encontradas na internet e podem ser elaboradas sem muitas dificuldades. Porém, as planilhas são bastante suscetíveis a erros, já que os dados são colocados manualmente. 

Uma boa ideia para esse tipo de controle, assim como outros controle da frota, são softwares para autogestão. Práticos e totalmente automatizados, os softwares podem dar mais previsibilidade com o custos das manutenções e alertar os condutores e gestores de frota sobre os reparos que devem ser feitos nos veículos. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *