
Realizar um controle de manutenção é fundamental para ter carros em dia e uma frota organizada. Essa ação pode trazer mais segurança aos condutores, durabilidade aos veículos e reduzir custos de operação.
A manutenção tem como objetivo reparar e prolongar a vida útil das máquinas envolvidas. Sendo assim, é importantíssimo ter um cronograma de controle desses reparos.
De acordo com o Atlas da Acidentalidade do Transporte Brasileiro, uma parceria entre Grupo Volvo e Polícia Rodoviária Federal, a maior causa de acidentes no trânsito brasileiro é devido a defeitos mecânicos. Só no ano de 2019 foram registrados 4.527 acidentes, com 8.831 pessoas envolvidas.
É fato que uma gestão eficiente deve programar as manutenções e ter em vista que imprevistos podem acontecer, por isso, ter uma verba em caixa para lidar com essas situações que são inesperadas é importante.
Importância do controle de manutenção
O controle de manutenção é mais do que apenas trabalhoso, ele também gera um certo custo à empresa. Mas podemos nos referir a esses custos como um investimento, já que, apesar de não receber de volta o investido, a empresa poupará um gasto inesperado muito maior (eles existirão, inevitavelmente, mas serão mais baratos).
A questão é: não há eficiência nas operações da frota sem uma gestão eficiente. Repetimos bastante isso porque, apesar se ser muito evidente, pode não ser levado em consideração para a organização como um todo. Quando se trata de frota é preciso pensar em um conjunto, já que são várias pessoas e etapas que compõem essa cadeia de operações.
Tipos de manutenção
Os tipos de manutenções são uma etapa importante no planejamento, já que cada tipo e marca de veículo tem uma periodicidade pré determinada específica, que já vem de fábrica. Ou seja, cada veículos possui uma necessidade específica de reparo.
Existem três tipos de manutenções
- PREDITIVA
Conhecida também como manutenção programada, essa é a revisão que antecipa as necessidades de reparo, sem esperar que os defeitos apareçam ou que problemas aconteçam, ela age corrigindo e prevenindo as falhas.
A manutenção programa segue um cronograma, elaborado pelo gestor, para fazer a organização dos veículos e atender as necessidades de reparo dos automóveis. É realizada de forma antecipada e de acordo com o planejamento.
- PREVENTIVA
A manutenção preventiva faz jus ao seu nome, ela se assemelha muito a preditiva, mas, nesse caso, ela segue a programação de manutenções de acordo com os quilometro rodados, estipulada pela marca fabricante do automóvel. Dessa forma os veículos são analisados e é verificado tudo que se faz necessário naquele momento para os automóveis.
- CORRETIVA
Conhecida também como a famosa manutenção inesperada, esse é o tipo de problema que nenhum gestor de frota quer ter. Cara, trabalhosa e prejudicial ao fluxo de trabalho, essa manutenção normalmente acontece pela negligência ao veículo. Qualquer coisa que não tenha a devida atenção pode fazer com que os custos inesperados apareçam na frota.
Normalmente são pequenos deslizes que fazem esse custo aparecer: uma troca de óleo que deveria ter sido feita, desgastes do pneu, falta de reparos na parte elétrica ou descuido dos condutores, por exemplo.
Benefícios do controle de manutenção
É muito notório a importância de toda a organização das manutenções e do envolvimento do gestor com a equipe, desde os condutores até os mecânicos presentes nesse processo de prevenção. Vamos pontuar, então, todos os benefícios de se ter um controle de manutenção.
- Mais segurança – tanto ao motorista, quanto ao próprio veículo, a segurança dos automóveis é fundamental para evitar acidentes de trânsito;
- Melhor desempenho – automóveis com revisão em dia tem um desempenho muito melhor para rodar e poupam combustível;
- Mais durabilidade aos veículos – antecipar e prevenir desgastes ou problemas nos automóveis prolongam a vida útil dos veículos;
- Maior circulação da frota – com manutenções em dia a quantidade de veículos circulando é maior e, consequentemente, a redução de improdutividade da frota é menor;
- Melhor controle dos veículos – tendo uma organização é possível ter um controle maior e eficiente sob a frota.
Implementado o controle de manutenção na frota
Bom, a teoria já está passada mas, e na prática, o que realmente funciona? Planilhas são boa pedidas para organizar esses controles, elas são facilmente encontradas na internet e podem ser elaboradas sem muitas dificuldades. Porém, as planilhas são bastante suscetíveis a erros, já que os dados são colocados manualmente.
Uma boa ideia para esse tipo de controle, assim como outros controle da frota, são softwares para autogestão. Práticos e totalmente automatizados, os softwares podem dar mais previsibilidade com o custos das manutenções e alertar os condutores e gestores de frota sobre os reparos que devem ser feitos nos veículos.
Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa.
vendas@carrorama.net