Gerenciando multas da frota

Fazer o controle de multas pode proporcionar menores custos e descontos de até 40% no pagamento  das infrações

Multas não são boas correspondências, muito menos um bom sinal para o gerenciamento de uma frota. Mas, infelizmente, são inevitáveis. Principalmente quando se trata de empresas que possuem grandes frotas, com muitos veículos. São diversos motoristas, turnos diferentes e vários carros. 

Apesar disso, ter uma boa gestão de multas dentro do monitoramento de frotas pode proporcionar mais controle e, consequentemente, uma possível economia. Além de toda a administração burocrática, existem algumas posturas que o gestor pode ter nesse momento para auxiliar a todos.

Controle de motoristas

O primeiro passo para ter uma boa gestão é, sem dúvidas, ter um bom controle de veículos e condutores. Ter uma relação clara de carros e motoristas é fundamental para uma frota ser bem organizada e administrada. Para isso, o gestor deve sempre estar atento a alimentação das informações e se apoiar em um bom software de gestão. Essa é a única forma de ter total controle e saber, a todo momento, qual motorista estava dirigindo determinado veículo no momento da infração. 

Pagamento e indicação de condutores

Depois de saber qual motorista estava dirigindo no momento da multa, é necessário fazer a indicação do condutor dentro do período permitido. Caso essa indicação não seja feita, a empresa terá que arcar com o dobro do valor original da multa. Por exemplo, uma infração que tenha sido prevista por lei com o valor de R$100 se tornará R$200. 

Agora um ponto interessante que pouco se fala: caso todo esse procedimento tenha sido realizado corretamente e a empresa disponibilizar do dinheiro para pagar multas antes do vencimento, o valor pode ter um desconto de 40%. Isso pode ser feito através de um aplicativo para celular.

Conscientização e bonificação 

Já que evitar multas e controlar 100% das atitudes dos condutores no trânsito pode ser complicado, uma postura também pode ser tomada pelo gestor. Conscientizar os condutores é de suma importância, além de proporcionar mais segurança para os motoristas, pode representar menos custos para a empresa. 

Ações motivadoras também estimulam. Além da conscientização, bonificações ou premiações podem ser atribuídas aos motoristas que tiverem poucas ou nenhuma multas dentro de um determinado período, por exemplo. Assim é possível incentivar um cuidado maior no trânsito, evitando infrações e custos. 

Por fim, é importante que o gestor sempre esteja atento a sua frota e seus condutores. Além dessa atenção, um bom planejamento de gestão, um software que auxilie de forma significativa (como já mencionamos) e um gestor comprometido, não somente com a verba disponível, mas também com seus colaboradores, pode fazer toda a diferença nesse controle. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *