Por um trânsito mais seguro

Dirigir de forma mais segura e aderir a boas práticas no trânsito ajuda a reduzir riscos de acidentes e pode reduzir custos com a frota

Um trânsito mais seguro, menos estressante e caótico, deveria ser uma realidade. Mas para que isso aconteça é fundamental que todos tenham boas práticas de direção. Quando falamos em veículos empresariais e pessoas que trabalham dentro desses veículos de frotas, devemos reforçar esse tópico. Já que o risco de uma direção perigosa é eminente.

O comportamento do motorista influencia diretamente na empresa, já que os veículos podem ter as logos estampadas, o que interfere diretamente na imagem que é passada às pessoas, e pode causar impressões positivas ou negativas da companhia. Além, é claro, dos custos que podem surgir devido a imprudências ou que podem reduzir, no caso de um condutor consciente e um gestor responsável

Manutenção

Estar sempre atento às manutenções é importantíssimo para garantir a segurança dos condutores e dos veículos. Além dessa segurança para as partes da empresa, essa prática garante a segurança dentro do trânsito. 

Manter a regularidade das revisões preventivas e preditivas, por exemplo, proporciona segurança a todos dentro do trânsito. Um problema inesperado, como uma pane elétrica, freios ou direção, podem ser evitados com as manutenções preventivas em dia. É importante, também, que sempre que algum problema aparecer ou algum motorista se atentar a algo de errado no veículo, a manutenção corretiva seja realizada imediatamente. 

Não mexer no celular

Esse tópico é de suma importância, visto que hoje em dia todos estão conectados e atentos ao virtual, mas, no momento da condução, é importante deixar o aparelho de lado. É fato que o uso do celular enquanto se dirige provoca acidentes, justamente por isso que, caso seja necessário o uso do aparelho, para ver rotas, por exemplo, exista um suporte adequado no parabrisas justamente para não atrapalhar ou distrair o motorista. Caso o uso seja necessário, para ligações ou mensagens, o ideal, então, é parar o veículo.

Respeitar a sinalização 

Respeitar e compreender as sinalizações das vias é fundamental para um tráfego seguro. Desde de as placas de pare, conversões e limites de velocidade, as sinalizações são necessárias para garantir uma boa fluidez do trânsito e, é fato que quando um motorista desrespeita, certo caos é gerado, assim como acidentes e pessoas feridas. 

Respeitar pedestres e ciclistas 

O pedestre é sempre prioridade no trânsito, mesmo que não haja faixa de travessia, por exemplo, é necessário ter bom senso para lidar com a situação. No caso de faixas vivas, o pedestre sempre terá prioridade na travessia, já em faixas normais, o motorista deve ter cautela e se atentar ao pedestre.

Ciclistas também são prioridades e em muitos locais não há ciclovia, isso implica em ciclistas na via, junto aos carros. Atenção e distância são pontos fundamentais nesses momentos, visto que o ciclista não atinge a mesma velocidade dos veículos e não pode circular nas calçadas como os pedestres.  

Distância segura

Esse ponto é regra. Manter uma distância segura é o aspecto fundamental para prevenir acidentes. Manter uma distância razoável dos veículos proporciona mais tempo para pensar e reagir no caso de um veículo em alta velocidade atrás, dessa forma, o condutor tem mais tempo para jogar o carro para o lado ou conseguir avançar um pouco.

A distância ideal a se manter de um veículo é quando se consegue enxergar as rodas de trás do automóvel a frente. 

Atenção à velocidade

Respeitar os limites de velocidade é um dos pontos mais importantes e que mais previne acidentes. Veículos acima do limite das vias são potenciais riscos para o trânsito. Independentemente de estarem em rodovias ou na cidade, os limites foram planejados para proporcionar a melhor fluidez possível ao trânsito e evitar acidentes que, muitas vezes, acontecem quando um automóvel está muito acima do limite de velocidade e vê um radar, o motorista irá, automaticamente, fazer uma frenagem brusca que pode resultar em colisões. 

Além da possibilidade de gerar acidentes, não respeitar as leis de trânsito e não ter bom senso na condução pode aumentar o custo da frota, colocar em risco a vida dos condutores e prejudicar a imagem das empresas. É sempre bom ter em mente que, acima de tudo, respeitar o próximo é o primeiro passo para um trânsito mais seguro. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *