Telemetria e rastreamento veicular: qual a diferença?

Caso você trabalhe em uma empresa e tenha certa proximidade com a área de logística, instalação entre outras funções que demandam uma frota, com certeza já ouviu falar sobre telemetria e rastreamento. Falamos bastante sobre esse assunto aqui no blog, mas nunca explicamos cada um e nem as diferenças entre essas duas soluções.

As duas soluções são indispensáveis a um gestor de frotas já que, independente do objetivo ao se contratar um sistema de autogestão, a otimização dos processos, redução de custos e maior controle sobre os veículos é sempre algo em comum entre os administradores. 

Vamos, brevemente, introduzir sobre as principais diferenças dessas soluções, dessa forma é possível considerar, de forma mais ampla, a necessidade de cada empresa. Rastreamento veicular disponibiliza ao gestor a localização da frota em tempo real. Já a telemetria é uma solução mais abrangente: é possível acompanhar, além da localização em tempo real, informações como: condutor, mecânica, combustível e outras informações mais específicas. 

 Monitoramento veicular

Antes de falarmos especificamente sobre cada solução, vamos entender mais sobre o monitoramento veicular. Esse sistema utiliza das funções do rastreador e permite que seja configurado, simultâneo ao rastreamento, relatórios e informações pré-estabelecidas pelo gestor.  Ou seja, o administrador da frota conseguirá monitorar os veículos, já que uma gama de informações se unirá a função de rastreamento, o que permite a construção e o aprimoramento das estratégias aplica à frota. 

Rastreamento  

O rastreamento é uma forma mais simples de controle para a frota, mas não menos importante ou funcional. Essa solução proporciona ao gestor acompanhar, em tempo real, o deslocamento dos veículos. Para acessar essas informações o gestor deverá acessar a página web ou ter o app instalado em algum dispositivo.

Apesar de ser uma solução simples, o rastreamento veicular possui variações como: radiofrequência e GPS. 

Leia mais: Sistema de rastreamento em tempo real

Telemetria

De acordo com o site Significados, a palavra telemetria corresponde a seguinte definição: “Telemetria é um sistema tecnológico de monitoramento, utilizado para comandar, medir ou rastrear alguma coisa a distância, através de comunicação sem fio (sinais de rádio ou satélite).”. 

Essa ferramenta é bastante tecnológica e permite a automatização da coleta dos dados, mais precisão sobre as informações, além de permitir relatórios mais elaborados sobre a frota, já que todas as informações são colhidas de forma automática e inteligente.

Com a telemetria é possível coletar, armazenar e disponibilizar dados sobre os veículos, de forma remota, em um sistema para que o administrador consiga analisá-los, tomar as melhores decisões e elaborar a estratégia mais viável à frota. Isso pode tornar as operações mais rápidas, baratas e eficientes. 

 Qual escolher?

Bom, ambas as soluções proporcionam melhora às operações da frota, mas cada empresa possui uma necessidade específica e isso deve ser levado em consideração no momento de cogitar contratar este tipo de serviço. 

A telemetria é uma ferramenta de controle muito completa, além de ter todas as funções do rastreamento, os relatórios são precisos e as informações, que circulam em tempo real, proporciona mais domínio das informações e possibilidades de decisão ao gestor. 

A avaliação deverá ser feita pelo gestor ou administrador da frota já que, apesar de muito completa, a solução de telemetria pode não ser a necessária, assim como apenas o rastreamento pode ser insuficiente. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *