Gestão de frotas home office: é possível?

Gestão de frotas home office: é possível?

Em uma áreas em que a presença sempre foi a rotina normal de trabalho, hoje as pessoas precisam se adaptar; reuniões online e compartilhamento de dados a todo momento. Mas será que a área de gestão de frotas se dá bem no modelo home office? 

Ter a preferência em trabalhar de forma presencial pode não ser uma opção viável neste momento, no entanto, existem algumas formas de suprir a necessidade do contato e da dinamicidade com as pessoas nos escritórios.

Carros na rua e gestor em casa

Os serviços de entregas e o setor de logística com certeza foi o mais movimentado neste período de quarentena, o setor das frotas está bem ativo e os gestores estão tendo bastante trabalho para gerir as frotas. Não que o mercado ou as frotas tenham crescido, mas com o isolamento social as pessoas abandonaram o varejo físico e optaram pelas vendas online.

 Quando se trata de e-commerce falamos, consequentemente, sobre a cadeia logística por trás de todo o processo de venda. Desde os fornecedores até a entrega dos produtos ao consumidor final, as vendas online representam grande parte das movimentações do setor logístico. 

Sendo assim, com toda essa movimentação de veículos na rua e vários motoristas trabalhando, como seria possível um gestor trabalhar de casa? É nesse momento que se deve ter um bom planejamento de frota, um excelente software de autogestão, além de um time comprometido e organizado. 

Organização e comunicação

Para que essa modalidade seja eficiente é fundamental que os condutores e colaboradores envolvidos com a frota estejam comprometidos tanto com o plano que já foi traçado (com a política de frotas) quanto com o novo planejamento organizacional.

Tanto com os condutores quanto com a administração é fundamental estabelecer um canal de comunicação diário. Reuniões com os condutores devem ser feitas diariamente, tal qual antes do isolamento, é importante manter a rotina da organização da frota

Já com a área administrativa, é necessário alinhar diária ou semanalmente as informações que dizem respeito aos condutores (RH), controle de custos (financeiro) e documentos dos veículos (admnistrativo).

Compartilhe informações

Além desses pontos sobre organização e alinhar informações, é importante compartilhar as informações e dados necessários à todas as áreas da empresa. As nuvens cumprem essa função de forma eficiente: Google Drive, OneDrive e Dropbox são algumas opções que podem tornar o compartilhamento mais simples.

Além dessas opções, para os gestores de frotas possuir uma plataforma de autogestão pode poupar tempo e um trabalho desnecessário. Contratar um software é uma forma de integrar sistemas e informações simultaneamente, além de poupar possíveis erros nos dados ao alimentar planilhas e documentos. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *