IoT e gerenciamento de frotas

Internet das Coisas no dia a dia das empresas facilita a gestão de frotas e dinamiza informações


O conceito de IoT (Internet das Coisas) pode parecer um pouco distante para algumas pessoas. Mas, na realidade, essa experiência é muito presente no cotidiano empresarial, especialmente quando falamos em controle.

Essa expressão representa o conceito de ecossistema tecnológico ou seja, objetos que estão interconectados, como carros que possuem dispositivos OBD, por exemplo. Esses automóveis são objetos que, ao acoplar um dispositivo, passam a enviar informações para um sistema e, dessa forma, informações e relatórios são gerados. Isso impacta em várias questões positivas de controle, diversos setores são beneficiados com os dados. 

IoT na prática (mudar)

Plataformas que estão conectadas a internet já abrangem por si só o conceito de IoT. Apesar de estarem conectadas a internet e efetivarem a função de junção de informações, esses softwares precisam de algo que os façam seguir o fluxo de informações e, nesse caso, um computador ou dispositivo móvel é que se responsabiliza pela função.

Com essa junção entre objetos e tecnologia, acontece o IoT, e todas as informações colhidas ficam armazenadas em alguma servidor. Isso torna a vida dos envolvidos em processos muito mais simples, uma vez que, além do acesso ser mais fácil, os dados são atualizados constantemente, de forma automática ou manual, de acordo com a alimentação nas plataformas. 

IoT nos automóveis 

É lógico que os sistema de logística e transporte não ficariam de fora dessa automatização. Quando falamos sobre gestão de veículos ou controle e transporte de cargas (logística), precisamos ter em mente que todo esse contexto exige muita organização e controle de custos. 

Justamente por englobar essas questões e proporcionar mais facilidades aos setores para acessar as informações, o conceito de internet das coisas é um grande aliado quando implementado nessa área. Desde o gestor, que precisa saber os motoristas e as rotas, até o financeiro, que precisa ter acesso às informações de custos de cada veículo. 

Nada mais do que automatizar processos, essa abordagem tecnológica facilita a integração dos setores em processos de automatização, tanto administrativos quanto gerenciais. Considerar tal integração ao sistema pode ajudar, e muito, no desempenho e economia de vários setores. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *