Bloqueador veicular, os perigos deste módulo

De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o número de ocorrências registrando roubos de veículos no Brasil ultrapassou 1 milhão de registros nos últimos quatro anos. 

Apesar da grande incidência de delitos no Brasil, o total de veículos circulando que pertencem a frotas, de leves à ônibus, é de 44,8 milhões de veículos. Algumas empresas de soluções para gestão de frotas oferecem um módulo dentro de suas plataformas a fim de bloquear, instantaneamente, os veículos da frota caso alguma atividade suspeita seja detectada. A princípio a ideia parece interessante, mas, na verdade, esse módulo representa um perigo tão grande quanto um furto.  

O que é o bloqueador veicular?

Um dispositivo que, por meio do combustível ou ignição, faz o bloqueio do veículo através da interrupção do funcionamento do motor de forma remota. Com esse dispositivo é possível que o gestor de frotas realize o bloqueio do veículo caso detecte uma situação adversa. 

Como funciona?

Esse mecanismo faz com que o funcionamento do motor do veículo seja desligado remotamente e, para isso, o bloqueador veicular é instalado junto ao sistema de ignição ou à bomba de combustível. Quando cortada a comunicação desses componentes com o restante do veículo, ele é bloqueado e o motor desligado. 

Acidentes na via

De acordo com um boletim emitido pelo antigo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação, publicado no site do Ministério da Infraestrutura, sobre um estudo realizado, apontava que: “53,7% dos acidentes são causados pela negligência ou imprudência dos motoristas, seja por desrespeito às leis de trânsito (30,3%) ou falta de atenção do condutor (23,4%). É o chamado ‘fator humano’”.

Segundo o Atlas da Acidentalidade no Transporte Brasileiro, as cinco maiores causas de acidentes no Brasil, no ano de 2018 foram:

  • Defeito mecânico no veículo – 4.174 acidentes
  • Defeito na via – 1.108 acidentes
  • Desobediência à sinalização – 7.008 acidentes 
  • Dormindo – 2.548 acidentes
  • Falta de atenção – 27.671 acidentes

Alternativa ao bloqueador veicular

Uma alternativa mais segura ao bloqueador são as bandeiras de controle ligadas ao módulo de injeção ou módulo Engine Control Unit (Unidade de Controle de Ignição – ECU), que ficam abaixo do capô do veículo, é considerado o cérebro do carro. 

Existem algumas opções que podem consideradas. Algumas caras, como o cofre blindado para ECU, que chega a custar R$500, e algumas mais acessíveis e viáveis, como app’s de controle que podem ter bandeiras de rastreamento acionadas. Dessa forma o proprietário sempre saberá onde o veículo está. 

Além dessa precaução, algumas outras formas de garantir alguma segurança ao veículo também podem ajudar:

  • Deixar os veículos estacionados em estacionamentos; 
  • Controlar as rotas de viagens e planejar circuitos em vias mais seguras;
  • Manter em dia equipamentos que emitam sinais e possam ser utilizados para rastrear os veículos.

Todo gestor de frotas deve buscar uma política de frotas eficiente, para prevenir ao máximo situações de acidentes. São várias as áreas impactadas quando isso acontece: o condutor; a família do motorista; a empresa; os clientes e outros setores não diretamente ligados. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *