Sistema de rastreamento em tempo real

Imagem com uma lupa e uma chave de carro apoiadas sob um mapa.

Sistemas de rastreamento de frotas proporcionam segurança à empresa e aos condutores . Acompanhar em tempo real os veículos da frota traz uma série de benefícios. Entenda como o sistema de rastraemento em tempo real pode trazer mais eficiência à gestão de frotas.

A telemetria permite que o gestor, além de saber onde estão os veículos, observe outras informações importantes como: velocidade, consumo de combustível e, também, o estado do veículo. 

Além desses tópicos, existe um outro que preocupa grande parte dos gestores de frota: o furto de veículos. Perigoso para os condutores e custoso para as empresas, os furtos são um dos pontos que fazem da telemetria uma forma essencial de monitoramento. 

Tipos de rastreamento 

Existem duas formas de rastreamento em tempo real: radiofrequência de GPS. 

GPS

O sistema de Sistema de Posicionamento Global (GPS, sigla em inglês) funcionam através do sistema de satélite, que envia as informações geográficas dos veículos, latitude e longitude. 

Radiofrequência

O sistema de rastreamento por radiofrênquia é um pouco mais abrangente quanto a cobertura geográfica, isso porque as de ondas de rádio conseguem chegar onde o sinal de GPS pode não conseguir alcançar. Um exemplo são subsolos e túneis.

Como funciona o rastreamento

O rastreamento acontece a partir de um dispositivo acoplado ao veículo, pode ser um aparelho específico para rastreamento ou um aparelho mais funcional, como o OBD, que proporciona um custo-benefício melhor à frota, já que diversas informações são acompanhadas simultaneamente. 

Após o dispositivo ser instalado o gestor consegue acompanhar os veículos tanto pelo celular ou tablet, através de um aplicativo, quanto pela plataforma web. Além do gestor ter acesso e poder acompanhar os veículos, os condutores também possuem o app do condutor, que garante mais eficiência nas informações compartilhadas com os gestores e mais dinamicidade quanto a alimentação de dados da plataforma, que é simultânea ao OBD. 

Quais as vantagens do rastreamento

Sistemas de rastreamento vão além de apenas acompanhar os veículos. Com um sistema de autogestão eficaz você consegue acompanhar uma série de informações dos veículos como: manutenção, combustível, cerca eletrônica, controle de velocidade de negócios e várias outras informações relevantes para  empresa. 

O módulo de cerca eletrônica, por exemplo, tem como finalidade delimitar áreas através do mapa, formando uma cerca eletrônica e, quando um condutor ultrapassa esse limite pré determinado, um alarme é enviado à plataforma e ao gestor responsável.  Dessa forma  os administradores recebem alertas e têm maior controle sobre os veículos.

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *