Relatórios customizados: para cada frota um relatório

Mas, afinal, por que relatórios customizados fazem a diferença na gestão de frotas? Uma das principais vantagens de um bom software para autogestão é, sem dúvidas, a possibilidade de relatórios customizados. São informações que podemos considerar até mesmo superficiais, mas que, quando filtradas e aplicadas corretamente a um relatório, trazem mais inteligência à operação. 

Cada empresa é uma, cada colaborador é um, cada veículo e planejamento inserido dentro de cada companhia é único também. Compreender essa singularidade que existe dentro de um mesmo nicho é fundamental. Nem sempre os protocolos padrões proporcionam as etapas necessárias para entender determinado custo, dentro daquela determinada frota, por exemplo.

Relatórios por si só já proporcionam uma visão mais ampla do todo, os relatórios customizados podem melhorar a leitura de dados e aprimorar planejamentos das empresas, uma forma simples de ter maior possibilidade de solução aos paradigmas da gestão de frotas. 

Recepção e tratamento dos dados

Esta primeira etapa, apesar de parecer ser bastante genérica, é de suma importância para que os relatórios sejam gerados da forma mais assertiva possível. Os dados são enviados através do OBD (On Board Diagnostic ou Diagnóstico de Bordo, em português) diretamente para o servidor e, depois de traduzidos, aparecem na plataforma web para os gestores. 

Os dados, já tratados filtrados, aparecerão para os gestores na área de inteligência de negócios (explicamos mais sobre esta etapa neste post aqui), onde o gestor tem total acesso e pode utilizar os relatórios e gráficos gerados da forma mais cabível à empresa.

Inteligência de negócios: informações em tempo real

Com as informações em mãos, os gestores poderão definir a melhor forma de analisar aplicar as informações passadas através do Power Bi, modelo de inteligência de negócios utilizado para os relatórios.

“A ferramenta do Power BI é um recurso de análise que explora dados de negócios; uma coleção de serviços, aplicativos e conectores. Assim os usuários conseguem visualizar dados de todos os setores inseridos na ferramenta.”

Uma das vantagem deste modelo de análise é a conectividade com tudo e a dinamicidade dos relatórios. Não existe um nicho de mercado específico para utilizar essa ferramenta, qualquer profissional ou área pode alimentar e usufruir dos dados, e ter acesso aos relatórios gerados. O que é muito positivo, já que todas as pessoas da empresa poderão acessar essas informações. 

Inteligência de negócios + decisão em tempo real 

A dinâmica que toda essa estrutura informacional proporciona, tanto à empresa, quanto as pessoas que trabalharão com essas informações, melhora a tomada e decisão, que se torna muito mais ágil e precisa. Os relatórios podem ter suas informações filtradas, de acordo com cada necessidade. 

Visão completa da frota

A plataforma em si já proporciona isso e, quando vinculada ao modelo de inteligência de negócios, proporciona uma visão ainda mais ampla: o gestor tem acesso, em tempo real, a informações de CNH dos condutores, bem como informações do veículo e de rota.

Análise dos indicadores de desempenho

Além de ter acesso a todas as informações, é possível que o gestor também tenha acesso a outras informações de desempenho da frota, informações essas que possibilitam a otimização das operações e podem melhorar significativamente o desempenho da frota. 

Decisões com base em informações reais 

Com acesso a uma maior quantidade de informações, dados organizados e relatórios eficientes, o gestor terá mais facilidade para tomar decisões mais eficientes. E, como cada frota é uma, todos os relatórios são ajustáveis, ou seja, o gestor define as informações que precisa e pode aplicar a melhor estratégia de solução com a equipe. 

Dentre as várias vantagens de se contratar um software de autogestão, esse modelo de inteligência de negócios é uma grande ajuda às empresas; as informações são dinâmicas, cada gestor define os dados necessários às operações, todos podem ter acesso a plataforma e os insights para otimização dos processos ficam muito mais palpáveis. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *