Quando trocar os veículos da frota?

Se de tempos em tempos é necessário trocar os veículos particulares, automóveis utilizados em frotas precisam ainda mais dessa atenção. Por se tratar de veículos que rodam muito, é fundamental acompanhar a quilometragem e o desgaste, isso proporciona uma frota mais organizada e com menos custos. 

Manutenção x investimento em novo veículo

É natural que o veículo, após muito quilômetros rodados, se desgaste e precise cada vez mais de manutenções. Por isso, em um primeiro momento é indispensável avaliar o tempo de uso dos automóveis e comparar os preços entre as manutenções que serão necessárias àquele veículo e o custo de adquirir um automóvel novo. 

Sem dúvidas esse é um dos principiais tópicos a ser considerado neste momento de decisão. Para fazer os cálculos, considere os custos de manutenção, já conhecidos pelo gestor, como troca de peças, manutenções preventivas, corretivas e inesperadas, esse cálculo deve englobar a previsão de custos para um período de, pelo menos, um ano. Caso o valor de custos com a manutenção dos veículos seja 10% acima do valor de venda dos automóveis, a troca é mais vantajosa para a empresa. 

Momento de pesquisa

Levando em consideração os cálculos de manutenção, faça o mesmo com os veículos que forem considerados a ser comprados. Por exemplo, de quanto em quanto tempo as manutenções serão necessárias (de acordo com o indicado no manual do veículo), se as peças são produzidas no Brasil e o valor das peças, esse custo pode ser necessário nas manutenções. 

Além disso, é fundamental se cogitar a economia dos veículos. Comparar o rendimento de combustível entre o que já se tem na frota com um novo modelo proporciona um panorama mais transparente ao gestor. 

Demanda e veículos da frota

De nada adianta fazer toda a pesquisa e tentar cortar custos se a frota possui que, na maior parte do tempo, ficam ociosos. Considere a taxa de ocupação dos veículos já existente e que de fato rodam. É uma boa forma e acompanhar a demanda, visto que este ponto é muito suscetível a volatilidade dos nichos de mercado, por exemplo. 

Dados precisos como aliado 

Utilizar um sistema de gestão de frotas proporciona muito mais facilidade ao gestor nesses momentos de decisão. Com dados mais precisos é possível saber exatamente os custos, ter em mãos as informações dos veículos que estão rodando e os motoristas que estão circulando com os automóveis.

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *