Padronizar os veículos das frotas: vale a pena?

Muito procurada por empresas que querem personalizar e fortalecer a marca, a padronização estética para veículos de frota é uma ótima alternativa de divulgação. Além do impacto positivo devido a divulgação, as pessoas sentem mais segurança em perceberem que determinado veículo faz parte da frota de determinada empresa. 

Neste caso, falaremos especificamente sobre padronizar de forma estética e isso pode incluir, consequentemente, o modelo dos veículos, mas não se limita apenas a isto. É preciso ter cautela e se atentar as regras para mudanças como essa, é fundamental que o gestor acompanhe todo o planejamento para garantir que todo o processo seja feito de acordo com a política de frotas da empresa. 

Autorizações necessárias

 Antes mesmo de começar todo o projeto com a área de marketing, é preciso entrar em contato com órgão regulador de trânsito do estado e se informar a respeito das leis que regem essas mudanças. Apesar de todos os estados seguirem o CTB, o processo pode variar, desde as etapas até o tempo.

De acordo com o artigo 98 do Código Brasileiro de Trânsito: “Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica.”, além disso, fazer alterações nos veículos sem a documentação necessária pode acarretar multa. 

O planejamento

É preciso fazer um planejamento de marketing para que o tiro não saia pela culatra. Expor uma marca dessa forma implica em algumas outras questões como, por exemplo, orientar os condutores a forma como dirigem, postura no trânsito e o respeito. Apesar de toda a estética, os motoristas são a peça chave nesse grande planejamento, justamente por isso o gestor de frotas é fundamental durante o processo.

Para que o planejamento seja eficiente existem sub etapas que devem ser bem pensadas e arquitetas antes de colocar todas as ideias de marketing para jogo.

1.     Esclareça aos condutores essa nova ferramenta de divulgação – é um conjunto, desde o bom atendimento da empresa até o carro que desfila pela rua exibindo essa imagem positiva. Porém há a possibilidade de uma briga de trânsito acontecer e o nome da empresa estar exposto, dessa vez de forma de negativa.

2.     Defina qual será a forma de personalização – existem algumas formas de alterar o visual dos veículos, desde pinturas (como as de fábrica) até o envelopamento, quando o carro é adesivado. 

3.     Atenção a porcentagem alteração do veículo – de acordo com o CTB, um veículo que possui mais de 50% de modificações em sua superfície precisa ter os documentos alterados. 

4.     Orçamento disponível – tenha sempre em mente o orçamento que será disponibilizado para essa ação, é fundamental que se tenha atenção a qualidade das mudanças que serão realizadas.

5.     Qualidade de imagem e identidade da marca – a qualidade das imagens que estampam os veículos impacta diretamente na forma como a enxergamos, não é interessante utilizar imagens com pixels aparentes, por exemplo, esteja sempre em contato com a área de design para garantir bons resultados.

Planejar este tipo de mudança nos veículos requer muito trabalho e planejamento, os setores devem conversar entre si e é fundamental que sempre tenha uma atenção especial aos condutores, protagonistas de toda essa divulgação. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *