Compensação de carbono: o que as empresas precisam saber

A neutralização de carbono é uma das soluções mais viáveis às empresas e ao meio ambiente para tentar estagnar os impactos negativos devido às mudanças climáticas. São várias as técnicas que visam compensar a emissão de carbono despejada na atmosfera, desde plantio de árvores até a troca de veículos convencionais por elétricos.

Nós já falamos aqui no blog sobre o futuro eco das empresas; a prática da ecodireção, um método desenvolvido por europeus, que promete reduzir o consumo de combustível em até 15%, além de melhorar a segurança viária, é claro. Com todo o mérito positivo que esse conceito conseguiu proporcionar às empresas, especialmente no quesito economia, não seria justo pararmos por aqui com o assunto sustentabilidade. 

É importante lembrarmos que o papel das empresas e dos cidadãos deve sempre conciliar os impactos positivos que podemos gerar na natura ou, ao menos, a redução dos impactos negativos que proporcionamos ao meio ambiente.

O que é compensação/neutralização de carbono?

Bom, antes mesmo de explicarmos o conceito, vamos nos lembrar que compensação ou neutralização é diferente de redução. Existem empresas que visam apenas reduzir a emissão de CO2 (carbono) na atmosfera, não é o ideal, mas podemos dizer que é algum começo. 

A maior parte dos combustíveis que utilizamos hoje são de origem fóssil, ou seja, a gasolina e o diesel são oriundos do petróleo. Podemos citar, também, os trens, que utilizam a queima de carvão para gerar energia ou o gás natural, que também precisa ser queimado para, então, se transformar em energia. É justamente aí que está o problema: a queima desses combustíveis, que gera o gás carbônico. 

De acordo com o site Sustainable Carbon, a definição ideal para a compensação: “Como o próprio nome já diz, a compensação é uma tentativa por parte de nações ou organizações de recolocar na atmosfera o gás carbônico absorvido nas últimas décadas, assim como o que ainda é e continuará a ser consumido de forma inevitável. Vale ressaltar: qualquer que seja o processo adotado por um país ou empresa para a compensação de carbono, este só poderá ser executado depois de intensos investimentos na redução ou neutralização da emissão de gases poluentes.”

Como começar?

Para conseguir realizar a compensação, as empresas precisam fazer a mensuração da própria emissão de carbono, esses cálculos utilizam de ferramentas convencionais de mensuração (você pode se informar mais profundamente aqui). Existem empresas especializadas nesse setor, que podem realizar a auditoria e seguir com os demais trâmites burocráticos para dar início a compensação. 

Diferentemente do que muitas pessoas pensam, fazer essa compensação não limita as pessoas apenas ao plantio de árvores, existem várias ações que podem contribuir positivamente para essa redução. Desde incentivar o time a usar bicicleta para trabalhar até mudar totalmente a cultura da empresa, o importante é se informar e sempre 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *