A prática sustentável da ecodireção

Método desenvolvido por europeus pode reduzir o consumo de combustível em até 15% e melhorar a segurança viária 

Em 2015 foi realizada, em Paris, uma Conferência do Clima (COP 21). Nessa COP o Brasil tomou algumas iniciativas e se comprometeu, de forma ambiciosa, a reduzir emissões de gases de efeito estufa em 43% até 2030. Tais metas têm como base o protocolo de Quioto, negociado em 1997, na cidade de Quioto, Japão.

Ratificado pelo Brasil em 2002, o tratado, que foi aprovado por outros 55 países, passou a ser válido mundialmente em 2005.

Após a ratificação e implementação do tratado, alguns países europeus desenvolveram um método de ecodireção, que abrangia práticas sustentáveis de condução. Para apoiar esse projeto, 13 países se uniram e criaram um programa de apoio às práticas sustentáveis de condução, o ECOWLL.

Benefícios da ecodireção

  • Redução do consumo de combustível e nas emissões de CO2, entre 5 e 15%.
  • Melhoria na segurança viária, com redução de até 40% nos acidentes.
  • Redução dos custos com manutenção, especialmente freios e pneus.

Além dos cursos de reciclagem, obrigatórios para condutores de frotas, alguns cursos de direção defensiva e direção econômica, também contemplam práticas de sustentabilidade em seus conteúdos. Cabe aos gestores ponderarem a efetividade desses conteúdos, para melhorar hábitos e aprimorar conhecimentos dos motoristas. 

Apesar de não ser algo exigido pelo governo, essas práticas podem ajudar, e muito, no desempenho dos condutores. Além disso,  ajudam, também, no âmbito social e sustentável. Ou seja, tais melhorias e investimentos só agregam às empresas e, a medida que o tema for ganhando entendimento e força, as companhias que já se preparam e se adaptaram, tem certa vantagem. 

Como implementar esse modelo de condução

O primeiro passo para conseguir implantá-lo é a informação chegar aos gestores. Por ser um tópico pouco debatido e, por vezes, pouco conhecido, o primeiro profissional que deve apresentar o assunto aos demais colaboradores, é o gestor. Existem conteúdos e videoaulas, gratuitos, disponíveis online. 

Como os cursos de reciclagem e direção defensiva abrangem conteúdos sobre sustentabilidade e direção econômica, os conhecimentos sobre sustentabilidade devem ser postos a prova tanto na teoria, quanto na prática. 

O SEBRAE também disponibiliza materiais, cursos e estudo sobre o tema sustentabilidade e gestão de frotas. Infelizmente o último conteúdo publicado por eles sobre esse assunto está desatualizado, mas pode ser acessado e estudado

Cobrar a reciclagem obrigatória dos colaboradores também é importante. Além disso, os gestores podem disponibilizar, dentro das próprias empresas, treinamentos sobre o tema ecodireção. 

Práticas para aderir a ecodireção 

  • Evite fortes acelerações. Acelerar de forma suave e com constância proporciona menos gasto de combustível.
  • Mantenha a velocidade permitida nas vias. Se manter constante na velocidade evita frenagens bruscas e possíveis acidentes. 
  • Trocar as marchas no momento certo. Em carros manuais, o ideal é trocar as marchas entre 2000 e 2500 RPM. 
  • Manter os pneus calibrados. Esteja atento a pressão dos pneus, isso proporciona economia de combustível. 
  • Ar condicionado só quando necessário. De nada adianta ter boas práticas de condução se mantiver o ar ligado a todo momento. Esse é o item que mais consome combustível. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *