Mobilidade corporativa: o que é e qual a importância?

Um conceito recente, que pretende tratar questões corporativas com mais dinamicidade e rentabilidade do time. A mobilidade corporativa visa um novo modelo de trabalho, o que inclui, por exemplo, definir a melhor estratégia de deslocamento de um determinado colaborador até a empresa.  

O conceito de mobilidade corporativa é a união da necessidade do acesso pelos colaboradores, as ferramentas de trabalho de forma remota. Tais ferramentas necessárias, associadas à área de TI e serviços de cloud, se tornaram instrumento de um mercado cada vez mais imediatista. Apesar dessa exigência do mercado, essa tecnologia proporciona mais qualidade de vida ao time, já que tudo é estrategicamente pensado para o seu descolamento ou não. 

Na prática

Apesar de recente no Brasil, a aplicabilidade do conceito tem se focado no estudo de compreender qual a melhor estratégia para o deslocamento de cada funcionário, tanto do trajeto entra casa-trabalho, quanto a implementação do uso das inovações tecnológicas. Vai além de apenas fornecer ao colaborador dispositivos móveis como smartphones e tablets, é necessário que haja um suporte por parte da empresa. Assim, o trabalho do profissional pode ser realizado de qualquer lugar, com ferramentas adequadas, conectividade e de acordo com as necessidades de cada profissional. 

A mobilidade corporativa impacta diretamente em três pontos da gestão empresarial: melhora na qualidade de vida do time, redução de custos e aumento significativo da produtividade dos colaboradores. 

A pessoa que assume a função gestor da mobilidade, planejando e colocando em prática a mobilidade corporativa, é o (a) gestor (a) de frotas. Esse profissional passa a visualizar todo o ciclo de forma mais abrangente e intuitiva. Dessa forma, a capacidade de analisar indicadores e utilizá-los a favor da melhora de qualidade de vida dos colaboradores passa a ser inerente ao planejamento do gestor, além de acompanhar as novas tecnologias do mindset da mobilidade corporativa. 

Na prática, o gestor de frotas será, também, gestor de mobilidade acessando todos os processos da cadeia empresarial. Esse profissional se responsabiliza pelo deslocamento de todos que precisam ir até o ambiente físico da empresa, independente do modal escolhido pelo colaborador (bike, veículo particular ou transporte público). 

Frota e mobilidade corporativa

Será analisada toda a viagem realizada pelos condutores, a fim de propor soluções que sejam econômicas, eficazes, dinâmicas e otimizadas. O gestor compreenderá que determinados trajetos percorridos pelos condutores podem, por exemplo, se tornar uma entrega. Assim é possível que o condutor otimize uma viagem e possa até mesmo voltar mais cedo para casa.

Essa análise busca identificar se determinados percursos são necessários e se a rota definida é de fato a mais ideal para a necessidade daquele momento. Em um contexto geral, uma escolha como essa, sem o planejamento de um gestor de mobilidade, penderá para o que for mais simples ou barato. Essa escolha faz toda a diferença nos processos das frotas. 

Quando um programa de mobilidade corporativa é bem elaborado e colocado em prática de fato, as vantagens são latentes e facilmente percebidas. O ciclo dos benefícios é infinito: empresa, time interno, sociedade e se repete. O gestor que planeja todos os deslocamentos pode ter uma visão ainda mais assertiva e intuitiva, sobre todos os processos das cadeias logísticas e corporativas.  

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. vendas@carrorama.net

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *