Rastreador sem mensalidade vale a pena?

Buscando uma escolha eficiente e aumentar a proteção de veículos, de forma econômica, algumas empresas procuram por rastreadores veiculares sem mensalidade. Entretanto, antes de fazer tal escolha, é necessário entender as diferenças entre o rastreamento veicular sem mensalidade e com mensalidade. De acordo com dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública, mais de 1 milhão de carros foram roubados entre 2015 e 2019 no Brasil.

Possibilidades de rastreador 

O rastreador é uma das três partes de um sistema de rastreamento, é necessário que haja, também, um sistema de comunicação e recepção das informações, que informa a posição dos automóveis. Para isso, são possíveis de serem utilizadas três tipos diferentes de rastreadores:

GPS

O sistema de Sistema de Posicionamento Global (GPS, sigla em inglês) funcionam através do sistema de satélite, que envia as informações geográficas dos veículos, latitude e longitude. 

Radiofrequência

O sistema de rastreamento por radiofrequência é um pouco mais abrangente quanto a cobertura geográfica, isso porque as de ondas de rádio conseguem chegar onde o sinal de GPS pode não conseguir alcançar. Um exemplo são subsolos e túneis.

Internet

Esse sistema é mais moderno, funciona como chip de internet (3G ou 4G) e também permite o envio de informações como consumo de combustível e status do veículo em tempo real à base da frota. 

O rastreador é um sistema, e não apenas o aparelho em si. Isso porque é fundamental ter um sistema de transmissão de dados fundamentado, capaz de dar ao usuário a segurança de que as informações são fidedignas e ativas. 

Como funciona o rastreamento

O rastreamento acontece a partir de um dispositivo acoplado ao veículo, pode ser um aparelho específico para rastreamento ou um aparelho mais funcional, como o OBD, que proporciona um custo-benefício melhor à frota, já que diversas informações são acompanhadas simultaneamente. 

Após o dispositivo ser instalado o gestor consegue acompanhar os veículos tanto pelo celular ou tablet, através de um aplicativo, quanto pela plataforma web. Além do gestor ter acesso e poder acompanhar os veículos, os condutores também possuem o app do condutor, que garante mais eficiência nas informações compartilhadas com os gestores e mais dinamicidade quanto a alimentação de dados da plataforma, que é simultânea ao OBD. 

Aderir ou não ao rastreador sem mensalidade? 

Geralmente os rastreadores sem mensalidade não trazem tantas funcionalidades aos usuários. Essa possibilidade se limita à função de monitoramento, ou seja, apenas mostra onde está o veículo naquele determinado momento. Apesar disso, essa alternativa pode ser uma má ideia até mesmo para localizar automóveis em tempo real, visto que são implementados neste dispositivo sistemas antigos e desatualizados.

Quais as vantagens do rastreamento

Sistemas de rastreamento vão além de apenas acompanhar os veículos. Com um sistema de autogestão eficaz você consegue acompanhar uma série de informações dos veículos como: manutenção, combustível, cerca eletrônica, controle de velocidade de negócios e várias outras informações relevantes para empresa. 

O módulo de cerca eletrônica, por exemplo, tem como finalidade delimitar áreas através do mapa, formando uma cerca eletrônica e, quando um condutor ultrapassa esse limite pré determinado, um alarme é enviado à plataforma e ao gestor responsável.  Dessa forma os administradores recebem alertas e têm maior controle sobre os veículos.

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *