Cinco mitos sobre consumo de combustível

Existem vários mitos sobre o consumo de combustível dos veículos, isso pode prejudicar tanto o desempenho dos motores, quanto o bolso dos condutores. Algumas dicas simples que tendemos a seguir, que visam uma maior economia aos motoristas, podem gerar consequências inconvenientes e comprometer os veículos. 

Trocar as marchas em RPM errado

Um dos grandes mitos na economia de combustível é só passar as marchas em giros altos do motor, o que proporcionaria uma maior economia de combustível. O ato de “esticar” uma marcha pode prejudicar o desempenho do veículo e não diminui o consumo de combustível.

É comum observar essa situação, a questão é que tal comportamento não visa poupar, mas, sim, melhorar a performance do motor. Essa técnica, utilizada por pilotos de automobilismo que intencionam aerodinâmica nas pistas, consome mais combustível.

O ideal para veículos de passeio é alterar as marchas quando o veículo atingir entre 2000 e 2500 rotações por minuto (RPM). Nesse caso sim, há uma economia de combustível, dado o momento exato de alterar as marchas é possível observar uma economia de até 20% no consumo de combustível.

Abastecer com combustíveis aditivados

Motoristas tendem a acreditar que utilizar combustíveis aditivados podem resultar em uma possível economia. Na realidade isso não acontece. Combustíveis aditivados não ajudam a poupar no custo de abastecimento, eles, na verdade, promovem uma ação positiva a longo prazo.

Os aditivos presentes nesses combustíveis atuam na limpeza química do motor, ou seja, eles colaboram para que não haja acúmulo de sujeira que, com o passar do tempo, afeta diretamente no desempenho do veículo.

A questão que fica é: abastecer com combustíveis aditivados não ajuda a poupar combustível, mas promove um benefício a longo prazo para o veículo. 

Ponto morto nas descidas 

Utilizar o ponto morto em descidas, além de ser muito perigoso, não representa nenhuma economia ao veículo. Descer com o veículo engatado diz ao motor que não há necessidade de inserir mais torque do que o necessário e, dessa forma, há uma economia de combustível. 

Descer “na banguela” não poupa combustível e representa uma atitude imprudente do condutor. 

Alternância de combustíveis 

Os veículos flex representam uma facilidade para o abastecimento, ele pode ser utilizado tanto com gasolina, quanto com etanol. Entretanto, há quem acredite que revezar esses dois combustíveis no tanque resulte em uma economia, mas não é bem assim. 

Automóveis de motorização flexível não necessitam de abastecimento alternado. Tais veículos foram desenvolvidos justamente para facilitar o abastecimento dos mesmos, que não implica no consumo. Sendo assim, não há vantagem alguma em revezar os combustíveis a fim de reduzir o consumo dos veículos. A vantagem do flex é poder utilizar o combustível que representa o melhor custo-benefício ao condutor.

De qualquer forma, é fundamental se atentar para qualidade do combustível que se é utilizado no veículo, isso sim impacta diretamente no consumo e manutenções inesperadas devido a baixa qualidade do combustível utilizado. 

Dica bônus

Ar-condicionado que nunca desliga

O sistema de ar-condicionado dos veículos tem relação direta com o consumo de combustível. Para que funcione, esse sistema de refrigeração utiliza a energia proveniente do motor e isso impacta diretamente no aproveitamento de combustível. Com exceção de estradas e rodovias, utilizar o ar dos veículos pode resultar em um aumento de até 20% no consumo de combustível pelo motor. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *