Guia completo sobre manutenção

O controle de manutenção das frotas é uma das principais formas de controle de custos que um gestor pode experienciar. Além disso, ela é fundamental para que a saúde dos veículos e segurança dos condutores seja garantida.

Segundo o Atlas de Acidentalidade no Transporte Brasileiro, a maior causa de acidentes no trânsito se da a problemas mecânicos, só no ano de 2019 foram 4.527 acidentes registrados por essa origem de problema. (Leia mais sobre acidentes no trânsito aqui).

Nós já falamos um pouco sobre esse tema aqui no blog, mas hoje faremos um guia completo para que esse controle seja de fato viável. 

Controle de manutenção da frota

“A manutenção tem como objetivo reparar e prolongar a vida útil das máquinas envolvidas. Sendo assim, é importantíssimo ter um cronograma de controle desses reparos.”

Carrorama

O controle de manutenção é mais do que apenas trabalhoso, ele também gera um certo custo à empresa. Mas podemos nos referir a esses custos como investimentos, já que, apesar de não receber de volta o investido, a empresa poupará um gasto inesperado muito maior (eles existirão, inevitavelmente, mas serão mais baratos). 

Entendendo os tipos de manutenções

Os tipos de manutenções são uma etapa importante no planejamento, já que cada tipo e marca de veículo tem uma periodicidade pré determinada específica, que já vem de fábrica. Ou seja, cada veículos possui uma necessidade específica de reparo. 

Existem três tipos de manutenções 

·       PREDITIVA

Conhecida também como manutenção programada, essa é a revisão que antecipa as necessidades de reparo, sem esperar que os defeitos apareçam ou que problemas aconteçam, ela age corrigindo e prevenindo as falhas.

A manutenção programa segue um cronograma, elaborado pelo gestor, para fazer a organização dos veículos e atender as necessidades de reparo dos automóveis. É realizada de forma antecipada e de acordo com o planejamento.

·       PREVENTIVA

A manutenção preventiva faz jus ao seu nome, ela se assemelha muito a preditiva, mas, nesse caso, ela segue a programação de manutenções de acordo com os quilometro rodados, estipulada pela marca fabricante do automóvel. Dessa forma os veículos são analisados e é verificado tudo que se faz necessário naquele momento para os automóveis. 

·       CORRETIVA

Conhecida também como a famosa manutenção inesperada, esse é o tipo de problema que nenhum gestor de frota quer ter. Cara, trabalhosa e prejudicial ao fluxo de trabalho, essa manutenção normalmente acontece pela negligência ao veículo. Qualquer coisa que não tenha a devida atenção pode fazer com que os custos inesperados apareçam na frota. 

Normalmente são pequenos deslizes que fazem esse custo aparecer: uma troca de óleo que deveria ter sido feita, desgastes do pneu, falta de reparos na parte elétrica ou descuido dos condutores, por exemplo.  

Importância e benefícios do controle de manutenção  

É muito notório a importância de toda a organização das manutenções e do envolvimento do gestor com a equipe, desde os condutores até os mecânicos presentes nesse processo de prevenção. Vamos pontuar, então, todos os benefícios de se ter um controle de manutenção. 

Mais segurança – tanto ao motorista, quanto ao próprio veículo, a segurança dos automóveis é fundamental para evitar acidentes de trânsito;

Melhor desempenho – automóveis com revisão em dia tem um desempenho muito melhor para rodar e poupam combustível;

Mais durabilidade aos veículos – antecipar e prevenir desgastes ou problemas nos automóveis prolongam a vida útil dos veículos;

Maior circulação da frota – com manutenções em dia a quantidade de veículos circulando é maior e, consequentemente, a redução de improdutividade da frota é menor;

Melhor controle dos veículos – tendo uma organização é possível ter um controle maior e eficiente sob a frota. 

Passo a passo de como implementar o controle de manutenção

Um passo de cada vez, separamos, em quatro passos, como implementar uma cultura de organização neste aspecto. Em um primeiro momento pode ser trabalhoso, especialmente se essa cultura não fizer parte do dia a dia da empresa, mas essa implementação traz uma série de benefícios e economia às empresas. 

1º passo:  tenha todos os veículos catalogados e organizados

Não é possível que se administre algo quando não se tem dimensão deste algo. O primeiro passo é um mantra para a vida em todos os aspectos: seja organizado. 

Aqui é necessário listar todos os veículos da frota, independente de como são usados e quais são os modelos. 

Nessa lista devem conter informações como: modelo, ano de fabricação, quilometragem, revisões, histórico de condutores e dados mais específicos da plataforma de autogestão.

2º passo: preveja os custos

Cada veículo tem um custo, aqui é fundamental saber exatamente os custos de todos os veículos, tanto os fixos quanto as variáveis. 

Custos fixos podem ser contabilizados como: seguro, licenciamento, impostos, depreciação e demais investimentos. 

Custos variados geralmente incluem pedágios, rotinas de manutenções, pneus, combustível, multas, limpeza e estacionamento.

3º passo: Programe as manutenções  

Tenha em mente que existem manutenções necessárias recomendadas pelo fabricante, então tenha organizado as quilometragens dos automóveis e as manutenções já pré-programadas de fábrica. 

4º passo: monitore com tecnologia

É fundamental para esse tipo de controle, assim como outros controle da frota, que o gestor considere utilizar softwares para autogestão. Práticos e totalmente automatizados, os softwares podem dar mais previsibilidade com o custos das manutenções e alertar os condutores e gestores de frota sobre os reparos que devem ser feitos nos veículos. 

Essa é a melhor forma de acompanhar os veículos que estão rodando, a além de ter informações em tempo real sobre os veículos, outras informações que incluem dados sobre manutenção, custos, motoristas que utilizaram os automóveis e demais custos, podem ser facilmente acessadas e monitoradas. 

Ter a tecnologia e a organização como aliadas nesse momento é indispensável para a pessoa que gerencia a frota. São muitas informações e  necessidades especificas de cada veículo, por isso, considerar uma plataforma de autogestão é a alternativa mais viável e com menos margem de erro. 

Acompanhe nosso blog e saiba mais sobre gerenciamento de frotas. Caso este artigo tenha sido útil e lhe interessado, entre em contato com nosso comercial e faça um orçamento para a frota de sua empresa. 

vendas@carrorama.net

You May Also Like

Sobre o autor: carrorama

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *