Descubra como o nosso OBD pode ajudar a sua empresa

Tecnologia OBD

O que é?

A sigla OBD deriva do termo inglês “On Board Diagnostics” que significa “Diagnóstico de Bordo”. Trate-se de uma porta de comunicação presente nos veículos nacionais fabricados a partir de 2010 e em veículo importados a partir de 1996. Através dessa porta e usando dispositivos como o OBD do Carrorama Fleet é possível coletar uma série de informações sobre o veículo de forma automatizada, como Rotação do Motor, Velocidade, Consumo de combustível estimado, além de realizar o diagnóstico para identifcar possíveis falhas no veículo. A tecnologia vem evoluindo desde a sua criação e atualmente a tecnologia utiliza o termo OBD-II

A legislação que definiu como obrigatória a utilização do padrão OBD-II nos veículos tem três objetivos principais:

  • Reduzir as emissões provocadas pelos veículos automotivos;
  • Reduzir o tempo entre a ocorrência de uma falha e a sua detecção e reparo;
  • Auxiliar no diagnóstico e reparo do defeito.

Além das funcionalidades padrões do OBD-II, o dispositivo OBD Carrorama possui outros recursos para gerar informações ainda mais importantes para auxiliar na gestão da sua frota.

Dispositivo OBD

Para que Serve?

Localização em tempo real, através do sensor GPS localizado no dispositivo OBD Carrorama

Realização de diagnósticos automatizados e leitura de parâmetros para identificação de falhas

Analisar perfil de direção e comportamento do motorista através de sensores e parâmetros

Como funciona

O OBD Carrorama, utilizado no Carrorama Fleet funciona através de uma instalação Plug & Play. Nos veículos nacionais lançados a partir de 2010 não é necessário cortar nenhum fio que possa prejudicar na garantia do veículo, basta encaixar o dispositivo na porta que as informações já começam a ser coletada. Em instantes as informações são enviadas para os servidores Carrorama, onde são processadas, gerando alertas e muitas informações detalhadas para os gestores. No portal do Carrorama Fleet é possível saber dados dos veículos monitorados em Tempo Real e Histórico, sendo que a periodicidade de atualização é de 10 em 10 segundos. Os dados disponibilizados geralmente são: a localização, histórico de localização, velocidade, saúde do veiculo, perfil de direção do motorista, consumo de combustível estimado, alarmes, entre outros.

Clique nas imagens para visualizar em tamanho maior

As Características

As caracteísticas do OBD As caracteísticas do OBD